White Label: o que é e como funciona

White Label: o que é e como funciona

Antes de mais nada, se você está pensando em empreender ou em adotar novas formas de lucrar mais em sua empresa, é necessário conhecer outros modelos de negócio e entender como eles funcionam. No segmento de tecnologia as oportunidades de capitalização e crescimento são inúmeras e é preciso estar atento às melhores estratégias.

Um modelo de negócio que vem ganhando notoriedade e crescendo exponencialmente nos últimos anos é o White Label. Com uma abordagem moderna e altamente ligada às demandas de uma sociedade cadas vez mais exigente e conectada ao mundo tecnológico e ao uso da nuvem, o White Label tem sido a grande aposta de milhares de empresas, para enfrentar às demandas do dia a dia e contar com a experiência de marcas que já conhecem o mercado e podem contribuir para que a sua ideia dê certo!

Por isso, neste artigo, compartilhamos algumas informações claras e precisas para que você esteja por dentro do que é o White Label e como ele funciona. Quem sabe você não se inspira e adota esse formato para a sua empresa?

Confira!

O que é White Label?

Primeiramente, cabe explicar que o termo White Label refere-se a um modelo de negócio onde o produto ou serviço criado um empresa pode ser revendido por outras pessoa físicas ou jurídicas. Por exemplo, os parceiros Venda ERP, ao aderirem ao programa de parceria, tem o direito de revender o Software ERP customizado com suas cores, logo e nome (como se o tivessem desenvolvido).

Via de regra, essa proposta é mais utilizada em segmentos tecnológicos. A finalidade desse tipo de aposta é levantar valores que auxiliem no custeio de projetos inovadores, já que os custos que envolvem o desenvolvimento de um produto, como um Sistema de Gestão, são bastante altos. Assim, o White Label se torna um modelo adaptável para as necessidades de ambas as partes, já que a empresa desenvolvedora ganha em adesão e repasses e a software house (a empresa que faz a revenda) ganha nas contratações, podendo estabelecer seus próprios planos e preços.

White Label e Franquia são a mesma coisa?

Essa é uma confusão bastante frequente entre empreendedores que estão buscando algum modelo de parcerias. Esses dois tipos de estratégia comercial tem uma série de semelhanças, sobretudo em termos de fornecimento de um produto, serviço ou tecnologia. A grande questão que os diferencia é na parte burocrática e na rentabilidade.

O modelo franquia tem diversos pré-requisitos, como comprovação de investimento, fundos de publicidade e pagamento de royalties. Além disso, as franquias têm um modelo determinado de estruturação de negócio, porque prezam por uma padronização.

Já o White Label, apesar de ter uma taxa de adesão, um valor correspondente à sua “entrada no negócio”, garante muito mais flexibilidade. Desse modo, é você quem define como irá operar a sua revenda, quais outros serviços irá agregar… Você é quem define sua margem de lucro e as condições de pagamento. Assim, a sua operação estará alinhada à sua região e ao seu tipo de público, coisa que os padrões engessadas de uma franquia o limitariam.

Aqui, no Venda ERP, dezenas de parceiros espalhados por todas as regiões do Brasil já estão lucrando com essa nova realidade. Ficou interessado? Faça uma experiência gratuita e entre em contato com a nossa equipe comercial!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conhecer mais sobre esse modelo de negócio, com o artigo: 5 Passos para ter sucesso com uma Revenda de Software.

Artigos Relacionados