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Usando estratégias de Upsell em SaaS

O que é SaaS upsell?

SaaS upsell é uma estratégia de vendas em que empresas oferecem a seus clientes atuais produtos de software e serviços complementares àqueles que possuem. Esta prática de fazer upsells nem sempre se refere a novos serviços; frequentemente inclui oferecer melhorias, recursos adicionais, além de outros complementos. O objetivo é incentivar aqueles que procuram se tornar clientes leais gastando mais dinheiro com aquela empresa.

No SaaS upsell, o foco está em vender produtos complementares e mais caros, em vez de aumentar o volume de vendas dos produtos básicos. Além disso, também pode incentivar os consumidores a migrarem para soluções mais premium, otimizando assim a receita.

É importante que o processo de upsell comece com a prestação de um ótimo serviço ao cliente, criando assim uma relação de confiança e fiabilidade entre a marca e o cliente. Isso pode ser alcançado através de boa comunicação, feedback preciso, bom atendimento ao cliente e solução rápida a problemas. Além disso, as empresas também podem criar iniciativas como promoções, upgrades gratuitos, incentivos e assim por diante.

10 estratégias de upselling para utilizar no seu SaaS
  1. Oferecer pacotes com recursos avançados e/ou benefícios adicionais para planos de assinatura mais elevados;
  2. Oferecer descontos para os clientes existentes que adquiram novas funcionalidades ou um plano de assinatura melhorado;
  3. Crie ofertas em whitelists para segmentos de clientes existentes;
  4. Distingue as ofertas de acordo com o perfil do consumidor;
  5. Ofereça prontidão e capacidade para manutenção de nível superior para os clientes mais avançados;
  6. Ofereça serviços de integração com serviços especializados, para benefício dos clientes mais avançados;
  7. Ofereça treinamento individualizado ou consultoria para ajudar os clientes a tirar o máximo proveito do seu produto;
  8. Desenvolva programas de parcerias para distribuidores, a fim de aumentar os fluxos de clientes;
  9. Ofereça ofertas especiais para aquisição em massa ou assinatura múltipla;
  10. Implemente a premiação de clientes existentes para virar embaixadores da marca e trazer mais clientes.
Adote a técnica Upsell

A técnica de upsell oferece uma série de benefícios significativos para as empresas que as adotam. Primeiro, ajuda a aumentar o ticket médio por venda, pois incentiva os clientes a adicionar itens extras à sua compra.

Além disso, é uma oportunidade para oferecer melhores produtos e serviços aos clientes, resultando em maior satisfação. Também pode ajudar a reduzir os custos de aquisição por novos clientes, pois as empresas podem recuperar parte de suas despesas de aquisição de clientes ao vender novos produtos para clientes que já estão depositados com a empresa.

Por fim, pode ajudar as empresas a melhorar a nutrição de clientes existentes e, com isso, aumentar o valor de suas compras ao longo do tempo.

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Sobre Nós

Sobretudo, o Venda ERP nasceu em 2014, somos a primeira empresa de tecnologia brasileira a criar softwares SaaS no modelo White Label. Contudo, nosso foco principal são softwares empresariais na nuvem, criamos uma oportunidade onde você pode comercializar seus próprios sistemas, utilizando a marca e as cores da sua empresa. Ou seja, você não precisa ter conhecimento em tecnologia e programação. 

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José Moura