Quer potencializar os seus lucros?

Seja parceiro Venda ERP

Como virar dono do próprio negócio, sem experiência e com pouco dinheiro?

Como virar dono do próprio negócio, sem experiência e com pouco dinheiro?

Se acaso você é um jovem em busca de uma oportunidade no segmento de tecnologia, ou um trabalhador experiente que deseja ter uma renda melhor e ser seu próprio chefe, abrir o próprio negócio pode ser a alternativa ideal.

Mas muitas vezes, o sonho de empreender acaba ficando apenas no papel por falta de dinheiro ou pela falta de experiência no ramo desejado. Apesar disso, nós da equipe Venda ERP, por acreditarmos que dinheiro e experiência não devem ser empecilhos para o seu espírito empreendedor, criamos este artigo. Nele, compartilhamos algumas dicas que irão prepará-lo para abrir sua própria empresa.

Dicas para o seu próprio negócio

Antes de mais nada, falaremos sobre algumas lições que devem ser seguidas por quem está começando no mundo empresarial. Elas ajudarão a garantir seu sucesso e evitar perdas ao começar um negócio. Para quem não possui experiência, a primeira e grande lição é: buscar conhecimento.

Nesse sentido, a busca por conhecimento deve ser contínua. E, claro, sempre em fontes de dados confiáveis. Por exemplo, você pode conversar com outros empreendedores. Aprender com suas historias de sucesso ou fracasso e conseguir bons conselhos.

Além disso, busque palestras e cursos sobre planejamento e gestão empresarial, finanças, recursos humanos etc. Participe de eventos com outros empreendedores, entre outras informações que aprimorem suas percepções.

Outra dica para quem esta começando e não possui experiência em gerenciamento de empresas e equipes é encontrar um bom mentor. O mentor é uma pessoa que possui conhecimento na área empresarial e irá acompanhar seu projeto desde o início. Ele dará conselhos e sugestões que podem minimizar os erros e aumentar os acertos.

Nossa terceira dica é: mantenha seu espírito empreendedor sempre vivo! Você passará por dificuldades e encontrará muitos desafios que podem parecer maiores do que realmente são. Talvez isso abale a sua confiança, mas você não pode desistir. Mantenha-se firme na direção do seu sonho! A jornada de tornar-se dono do seu próprio negócio nunca é fácil. Portanto a persistência é que determinará o tamanho do seu sucesso.

Os desafios de começar o próprio negócio

Certamente alguma vez você já ouviu o relato de um empregado que estava insatisfeito com seu trabalho, então resolveu seguir o seu sonho e abrir o seu próprio negócio. Porém, o processo de pedir demissão e abrir a sua própria empresa é um pouco mais complexo do que estes relatos deixam transparecer.

Pensando nos reais desafios enfrentados por diversos empreendedores de todos os segmentos, criamos uma pequena lista de ações que podem minimizar suas dificuldades no processo de transição entre seu emprego assalariado e a abertura do seu negócio.

Deixe sua paixão falar mais alto

A primeira dica é um grande clichê: descubra algo pelo qual você seja apaixonado. Ou seja, você deve empreender em algo que goste e queira trabalhar. Para isso, realize uma avaliação e encontre um setor onde suas habilidades e pontos fortes possam ser aproveitado. Essa não é uma garantia de sucesso, mas é um bom caminho!

Valide sua ideia enquanto é empregado

Embora o seu próprio negócio possa ser um grande sonho, para realmente ter sucesso no mundo empresarial é preciso ser realista. Dessa forma, você precisa analisar se sua ideia realmente é viável, realizando uma pesquisa de mercado, conversando com outros empresários e até mesmo com possíveis clientes. Utilize esta pesquisa para montar seu projeto e atender às expectativas do público.

Faça planos de negócio e marketing

Não só é preciso saber o que vender, como também pensar nas estratégias de como vender. Para isso, faça um planejamento a curto e longo prazo, através de um plano de negócio. Você também pode analisar as estratégias de marketing que vai utilizar na sua empresa. Aproveite esse processo para descrever quais ações e canais de comunicação serão utilizados para atingir os possíveis clientes.

Faça uma estimativa do investimento

Para começar, será necessário que você faça um investimento. Logo, você precisará de algum dinheiro para isso. Nesta verba inicial, inclua a ponto comercial, equipamentos, trâmites legais e o capital de giro. Se você não tiver dinheiro suficiente, pode analisar a busca de um investidor ou sócio.

Comece devagar como empreendedor

A paciência vai ser sua grande aliada nos seus primeiros passos. Comece trabalhando em um espaço menor, com uma equipe reduzida, conversando com seus primeiros clientes e acompanhando de perto as atividades da sua nova empresa. Além disso, se o seu negócio não exige atenção exclusiva nos primeiros meses, você pode continuar trabalhando como empregado por um tempo.

Construa uma boa equipe

Em resumo, a equipe de trabalho que você terá na empresa será determinante para o seu sucesso. Assim, é importante que você tenha alguém de confiança trabalhando ao seu lado, podendo resolver problemas que apareçam se você não estiver na empresa. Ademais, se a verba inicial permitir, contrate profissionais com experiência na área de atuação da sua empresa. Pois o conhecimento deles pode trazer muitos benefícios para toda a equipe.

Suas finanças serão instáveis no início

O começo de uma empresa é conturbado e é normal que o seu caixa não tenha um valor fixo. Você pode ter bons resultados em um mês e ter mais instabilidade em outros. Para lidar com essa situação, tenha responsabilidade, guardando pequenas quantias, sempre que possível, para os meses em que o faturamento estiver pior. Outro alerta muito importante nesse caso é não misturar suas finanças pessoais com o caixa da empresa.

É comum que iniciantes acabem se deslumbrando com a entrada de recursos no caixa e passem dos limites. Gastando, assim, mais do que faturam. O que causa danos graves à saúde financeira da empresa.

Uma proposta inovadora e de baixo custo

Ser dono do próprio negócio é enfrentar riscos e ir atrás dos seus objetivos. Por isso, mais do que conhecer a área operacional, é preciso estar atento ao funcionamento do mundo dos negócios. Buscando sempre entender como você pode se destacar nele.

Se acaso quiser conhecer uma alternativa interessante, rentável e que não exige muito investimento, conheça a inovadora proposta da Venda ERP.

A Venda ERP é a oportunidade de gerar valor aos seus clientes e lucrar através da revenda de um Sistema ERP Online pronto, white label. Nele, você pode colocar a sua marca e definir a margem de lucro dos seus ganhos recorrentes da franquia. Clique e confira!

Bruna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.