SEO: tudo o que você precisa saber antes de colocar sua estratégia em prática

SEO: tudo o que você precisa saber antes de colocar sua estratégia em prática

Para ganhar visibilidade online, uma marca pode aproveitar diversas estratégias. Já explicamos algumas em nosso artigo sobre Inbound Marketing – leia aqui, e hoje queremos detalhar melhor uma destas táticas: o SEO.

O SEO é muito utilizado pelas empresas que investem em Marketing Digital e querem alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca. Porém, para alcançar os bons rankings nas páginas de resultados é necessário uma série de otimizações, e é isso que chamamos de SEO. Conheça mais sobre esta estratégia na leitura deste artigo.

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas para otimização de paginas online, sejam de sites ou blogs, onde o objetivo é alcançar bons rankings orgânicos nas ferramentas de busca online.

Com um bom ranqueamento, a empresa consegue mais tráfego e visitas para a página. Isso gera destaque para a marca, aumentando a visibilidade no mundo digital e, conseqüentemente, mais clientes e faturamento para o seu negócio.

Formas de busca do usuário

Toda a estratégia de SEO será válida a partir da busca realizada pelo usuário. Por isso, é necessário conhecer quais são as motivações que levam o usuário a realizar uma busca. Estamos falando da psicologia da busca, que analisa o usuário e suas necessidades, sua forma de buscar respostas, os resultados que ele espera, entre outros dados.

Portanto, para entender como funcionam as pesquisas, é necessário colocar-se no lugar do usuário que busca as informações. O primeiro passo é conhecer a intenção de pesquisa do usuário, para então atrair o público correto para o seu site. Conheça os três tipos principais de busca:

  • Pesquisa navegacional: este tipo é utilizado quando o usuário já sabe para qual site gostaria de ir, mas não se lembra da URL completa. Portanto, ele busca por um site especifico e é muito difícil que ele mude seu destino final na web, pois já sabe o que esta procurando.
  • Busca informacional: neste caso o usuário esta buscando por informações, através de noticiais ou artigos. Nesse caso, o usuário não sabe exatamente em qual site chegará para encontrar a informação que precisa, e tende a utilizar os primeiros resultados orgânicos apresentados.
  • Pesquisa ou busca transacional: neste ultimo caso, o usuário busca realizar alguma transação, como realizar uma compra ou encontrar uma loja, portanto, é o principal tipo de busca para lojas online.

Planejando e executando a estratégia de SEO

Para que a sua estratégia em SEO traga bons resultados, é preciso que ela seja bem planejada e executando. Confira um breve passo a passo que você pode seguir nestes casos:

  1. Defina bem o publico alvo que você vai trabalhar;
  2. Pesquise as palavras-chave que seu publico mais busca;
  3. Análise a página de resultados do Google para cada uma das palavras-chave;
  4. Faça uma pesquisa das atividades online dos concorrentes;
  5. Analise e melhore o SEO das páginas do seu site/blog;
  6. Monitore e acompanhe os resultados.

Considerações finais

O SEO é uma estratégia muito importante para o sucesso online de uma marca, mas também é um assunto muito extenso. Hoje você conferiu as informações essenciais sobre esta tática de quem busca visibilidade online.

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