Quer potencializar os seus lucros?

Seja parceiro Venda ERP

Reduza seu CAC analisando o funil de vendas

Reduza seu CAC analisando o funil de vendas

Quando falamos de negócios online e de quanto as mídias digitais proporcionam melhorar resultados, dentre as coisas mais importantes estão as análises que fazemos em conjunto com o funil de vendas.

Pois é importante saber quais estratégias estão dando certo, ou não, é de suma importância para qualquer empresa, principalmente para aquelas que atuam exclusivamente no digital, pois o custo de aquisição de clientes (CAC) está diretamente relacionado à eficácia dessas ações.

Contudo, uma análise bem feita de cada estratégia em cada etapa do funil de vendas pode apontar exatamente onde a empresa deve concentrar mais seus esforços para aquisição de novos clientes. Por disso, pode indicar também qual processo pode ser melhorado nesse objetivo.

Pois, existem diversos números importantes de serem analisados quando se trabalha com a organização de um funil de vendas, mas antes de falarmos das análises em si, vamos primeiro entender resumidamente cada etapa do funil.

Funil de Vendas

funil de vendas

Visitantes

São todas as pessoas que foram atraídas até o site. Seja pelas redes sociais, pelo google, por algum anúncio em outro site, os visitantes “descobriram” a empresa e foram até ela.

Leads

Todo visitante que fornece alguma informação pessoal (contato, ocupação, cidade, etc) torna-se um lead. Seja para participar de alguma ação promocional, solicitar informações ou receber mais conteúdos, os leads são aqueles que de alguma forma mostraram algum interesse sobre o produto ou a empresa.

Oportunidades

As oportunidades de vendas são identificadas através da qualificação dos leads. Quando a equipe percebe um perfil de cliente potencial ou mesmo quando o próprio consumidor acena que de alguma forma tem interesse na compra de determinado produto ou serviço, aí então essa oportunidade é encaminhada ao time de vendas. Contudo as vendas são as melhores.

Clientes

É toda oportunidade que se torna uma venda. Mas lembre-se, as ações de marketing e o relacionamento com os consumidores, que começaram antes mesmo de eles se tornarem visitantes, não devem de forma alguma terminar na venda.

Analisando o Funil

Eficiência do funil

É basicamente a taxa de clientes obtidos em relação ao número de visitantes do site em um determinado período. Por exemplo, se em um dia a empresa teve 200 visitantes e realizou duas vendas, então a eficiência do funil será de 1%.

Eficiência dos canais de marketing

Por causa de taxas geral do funil, é importantíssimo também verificar a eficiência de cada um dos canais de marketing. Pois através de buscas pagas ou orgânicas, mídia display, cada uma das redes sociais, etc. É necessário realmente entender qual o volume de visitantes e a taxa de vendas obtidas por cada um deles.

O entendimento da eficiência de cada canal possibilita a compreensão de para onde devem ser direcionados os maiores esforços para a obtenção dos melhores resultados.

Visitantes x Leads

É a análise de, dentre todas as pessoas atraídas até o site, quantas mostraram algum interesse. O conteúdo oferecido representa valor? O que é prometido no canal de marketing está sendo entregue na página? O site está claro e acessível? Esse é o tipo de pergunta que deve ser feita internamente ao analisar essa taxa.

Leads x Oportunidades

Quantos desses leads de fato tem qualidade e são realmente oportunidades de vendas? Essa taxa pode dizer bastante sobre a eficiência do relacionamento entre a empresa e o lead. Além disso, indica se os canais de marketing trabalhados estão de fato atraindo os visitantes certos para o negócio.

Oportunidades x Clientes

Essa taxa fala mais sobre os times de marketing e vendas do que sobre os consumidores. em suma

Em suma, um lead foi classificado como cliente ideal, por que a venda não foi fechada? Ou foi? Será que aquela persona desenhada pelo marketing está de acordo com o perfil dos clientes? E a abordagem da equipe de vendas, como está? São esses os questionamentos a serem analisados sobre esse indicador.

Contudo, ao realizar essas análises, é importante ressaltar que se trata realmente de um funil. Logicamente haverá pessoas ficando pelo caminho em todas as etapas. Entender o que melhorar e o que priorizar é o ponto chave para aumentar as vendas e ao mesmo tempo reduzir o custo de aquisição de cada cliente. Trata-se de otimizar os esforços. contudo

Não deixe de Ler!

O que é SaaS e como ele pode aumentar a eficiência de sua empresa?

Medindo o sucesso software SaaS: métricas que você precisa saber

Sobre Nós

O VendaERP nasceu em 2014, somos a primeira empresa de tecnologia brasileira a criar softwares SaaS no modelo White Label. Nosso foco principal são softwares empresariais na nuvem, criamos uma oportunidade onde você pode comercializar seus próprios sistemas, utilizando a marca e as cores da sua empresa. Você não precisa ter conhecimento em tecnologia e programação. por causa de

Conheça os nossos serviços se cadastrando no link https://www.vendaerp.com.br/CadastroParceiro

Acesse também a nossa apresentação em PDF https://www.vendaerp.com.br/apresentacao.pdf

Tiago Rosa