Prospecção de novos leads

Prospecção de novos leads

Prospecção de novos leads

Quem trabalha com vendas está sempre a procura de leads mas, para quem está começando, talvez este termo ainda não esteja claro. Veja neste um pouco do que você precisa saber sobre prospecção de novos leads.

Lead?

De forma geral, um lead é um contato. Em algum momento ele deixou com a sua empresa algumas informações básicas, como nome, telefone e e-mail.

Transformar este contato em uma oportunidade de negócio e fazer uma boa gestão dela é importante para alcançar resultados.

Mas qual o melhor momento para começar a buscar e classificar novos leads?

Existem alguns indicadores de fácil análise que o alertam quando é a hora de conquistar novos clientes, como a queda das vendas e a estagnação da sua carteira de clientes, por exemplo.

Sendo assim, caso isto ocorra, está na hora de focar na prospecção de novos leads e classificá-los de forma distinta, para utilizar a abordagem mais adequada para cada nível de lead.

Por que eu devo me preocupar em gerar leads e não somente em venda direta?

O processo comercial se inicia na prospecção, isso por si só já responde esta questão. Porém, através do conceito da “Pirâmide do Consumidor”, proposto por Chet Holmes, é possível visualizar de forma clara e objetiva que há um padrão que rege o consumidor de qualquer mercado.

Piramide de Leads - Prospecção de novos leads

https://superlativocom.wordpress.com/tag/chet-holmes/

A prospecção, quando bem executada, pode representar uma melhora significativa na aceleração e previsibilidade das vendas. É importante capturar estes leads, manter uma relação, após a relação estabelecida qualificar este lead e por fim vender propriamente o seu produto ou serviço.

A prospecção é uma fase do processo comercial, que além de ser mais voltada para nutrir o relacionamento durante o processo da venda, cria um valor que aumenta as chances de sucesso de venda.

Mas o valor que nos referimos não se trata do valor monetário, mas sim o que ou em que o seu produto ou serviço irá ajudar o seu cliente, trazendo assim maior interesse do comprador.

Prospectei, e agora o que eu faço com esses leads?

A prospecção é uma atividade contínua e deve seguir um fluxo dinâmico que requer uma atenção especial do responsável por executá-la.

Construir uma abordagem comercial que preveja o desenvolvimento de ações, com foco no esforço contínuo e dedicado na qualificação desses clientes em potencial, é a melhor maneira de garantir funis de vendas cheios de boas oportunidades, podendo gerar muito mais do que uma única venda e atingir aqueles 90% da pirâmide que ainda não viram valor em sua proposta.

 

 

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