Persona: o que é e como criar uma para o seu negócio

Persona: o que é e como criar uma para o seu negócio

Quem já analisou ou trabalhou com comunicação e marketing alguma vez, deve ter sido questionado sobre qual é o público-alvo do seu negócio. Quando nos referimos ao marketing digital, este público vira a persona.

Esse termo representa um dos processos mais importantes do marketing e da publicidade online. Conhecer quem é o comprador da empresa é essencial para desenvolver estratégias de comunicação que realmente conversem com esse público. Ou seja, antes de definir suas ações você deve criar a sua persona, definir qual é o seu cliente típico.

Se tudo isso está parecendo complicado para você, não se desespere! Montar a persona pode ser bastante simples e produtivo, como você vai conferir neste artigo. Vamos lhe explicar melhor esse conceito e passar algumas informações essenciais sobre ele, então continue acompanhando.

O que é persona?

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais dos seus clientes. Ou seja, você pesquisa os dados verídicos de quem já comprou com você, como comportamento, dados demográficos, e perfil (motivações, objetivos, desafios, preocupações, etc).

A partir destes dados, você define o seu cliente típico que será também o seu potencial cliente. Ou seja, com base nos dados de quem já é seu cliente, você pode criar uma persona com as mesmas características, pois as pessoas com perfis semelhante estão mais propensas a adquirirem produtos e serviços semelhantes.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Embora muitas pessoas se confundam, estes termos não são sinônimos. De uma maneira geral, o público-alvo é uma grande parcela da sociedade para quem você pode vender. Já quando falamos em persona, nos referimos à representação do seu cliente ideal, construída de forma mais humanizada e personalizada.

Como criar sua persona

A criação de personas é essencial na sua estratégia de marketing e comunicação. Com base nestes dados é possível facilitar o envio da mensagem para as pessoas certas e aumentar suas chances de sucesso.

Existem muitos benefícios na criação do seu cliente ideal, como maior facilidade para determinar o tipo de conteúdo que você precisa produzir, como será o tom e o estilo desse conteúdo, e entender como os clientes estão buscando informações e como vão consumi-las.

Para efetivamente construir a sua persona, você deve começar pesquisando algumas informações essenciais dos seus clientes. São suas características físicas e psicológicas, qual seu assunto de interesse, atividades que normalmente realiza, hobbies, nível de instrução, desafios e obstáculos, objetivos e prioridades, entre outros.

Quem trabalha com marketing B2B, precisa encontrar o tipo de empresa que irá comprar sua solução. Mas do que isso, precisa conhecer a pessoa que toma as decisões, qual seu cargo, atividades que realiza, dores no ambiente corporativo, se existem outras pessoas que influenciam suas decisões, etc.

Depois de coletar todos estes dados, é preciso detalhar o perfil do cliente atual e potencial. Unificando as informações, você monta um personagem que será a sua persona. Normalmente isso inclui o sexo prioritário, idade ideal, cargo, ramo de atuação, escolaridade, objetivos e desafios, hobbies, entre outros. Você também pode utilizar um modelo gráfico para representar seu cliente ideal.

Veja um exemplo:

exemplo de persona - blog Venda ERP

Considerações finais

Uma vez que sua persona foi criada, fica mais simples para a empresa se comunicar adequadamente com seus potenciais clientes. Para isso, você pode criar conteúdos e alinhar os objetivos destas pessoas com a sua jornada de compra, ajudando a criar e manter um relacionamento com cada pessoa individualmente.

Você já conhecia esse processo de definição de personas? Já montou a sua? Compartilhe suas experiências através dos comentários!

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