Como o networking pode te ajudar a aumentar seus resultados

Como o networking pode te ajudar a aumentar seus resultados

Todo profissional possui uma rede de contatos, composta por diversas pessoas com quem interage em seu dia a dia. O que muitos acabam não percebendo são as vantagens que podem obter com esses contatos. É isso que o networking faz, ajuda a aproveitar esses benefícios.

O networking vem ganhando um espaço cada vez maior dentro das empresas, e tem auxiliando a ampliar as oportunidades de negócio. Mas se você não sabe o que isso significa e como se beneficiar, não se desespere! Nós vamos abordar este tema neste artigo, esclarecendo as principais duvidas.

O que é networking?

A palavra Networking deriva do inglês, e pode ser compreendida como a capacidade de estabelecer uma rede de contatos forte e dinâmica. Já uma rede de contatos é um sistema onde são compartilhados serviços e informações entre pessoas com os mesmos interesses em comum.

Na pratica, criar e manter um networking significa trocar informações e experiências, com o objetivo de melhorar o perfil profissional e pessoal de cada um. Para que tudo isso funcione, você deve interagir com as pessoas e criar um relacionamento sólido e duradouro, não apenas interações passageiras.

Como começar

Embora o termo desconhecido cause certa estranheza, colocar o networking em pratica é muito fácil, confira:

  • Busque as pessoas que já passaram pela sua vida em algum momento. Vale procurar um velho amigo, ex-chefes, colegas de faculdade e de trabalho, e retomar o contato com essas pessoas. Para retomar esse contato, você pode resgatar histórias em comum que vocês tenham partilhado;
  • O contato pessoal também é importante para o networking. Por isso, promova encontros para um café, um almoço ou um happy hour, e aproveite esses momentos para criar vínculos com a pessoa;
  • Tenha em mente que um relacionamento só cresce quando existe um interesse mútuo entre todos os envolvidos. Ou seja, se perceber que a outra parte não está interessada, desista. Se você também não possui interesse em algum contato, informe a pessoa e não insista. Concentre-se apenas em relacionamentos bons e agradáveis para todos;
  • Ao criar uma rede de contatos você deve estar aberto a conhecer novas pessoas. Neste quesito, lembre-se que a primeira impressão conta muito. Por isso, no primeiro contato com um desconhecido, explique quem você é, o que faz, como chegou até a pessoa e por que.

Mantendo sua rede de contatos

Sua rede de contatos precisa estar sempre ativa, sendo alimentada e atualizada constantemente. Por isso, esteja sempre presente, não perca o contato com as pessoas e aproveite as seguintes dicas:

  • Não tente se autopromover para todo mundo, foque apenas em quem realmente importa;
  • Para cada contato, analise os interesses da pessoa e veja o que você pode oferecer em troca da ajuda que receber;
  • Preste atenção na opinião dos outros, praticando a empatia;
  • Seja sempre simpático e cordial, transmitindo uma imagem autoconfiante. Ser atencioso e gentil é a melhor forma de ficar marcado na mente das pessoas;
  • Abandone costumes verbais ou hábitos que podem não transmitir o seu profissionalismo;
  • Não seja um bajulador, que elogia qualquer um de maneira artificial. Só dê elogios sinceros;
  • Ouça sempre com interesse, prestando atenção no que o outro está dizendo e aprendendo com ele.

Networking com clientes

Você pode aproveitar a sua rede de contatos quando estiver negociando com seus clientes. Esta é uma boa chance de aumentar suas oportunidades de negocio e as probabilidades de fechar o negócio. Veja como:

  • Sempre que conversar com um cliente, faça ele perceber como você pode mudar a vida dele positivamente;
  • Não fique explicando apenas o que seu produto faz, mas como ele impactará a vida do cliente;
  • Responda a todas as perguntas do cliente com atenção e cordialidade;
  • Transforme o interesse do cliente em um compromisso entre vocês;
  • Procure fornecer uma resposta positiva para todas as perguntas;
  • Dê ao cliente mais do que ele esta esperando, conforme a sua percepção das necessidades iniciais dele;
  • Se você não pode ajudar, indique outra pessoa da área em questão, que vai ajudar o cliente melhor do que você poderia no momento.

Considerações finais

Criar e manter uma boa rede de contatos pode te ajudar a crescer pessoal e profissionalmente. Além disso, uma rede de contatos ativa pode aumentar suas oportunidades de negócio, basta seguir as dicas que compartilhamos neste artigo.

Você já faz networking? Percebeu alguma vantagem? Compartilhe sua experiência através dos comentários!

CTA para conhercer o Venda ERP

Artigos Relacionados