Dicas de argumentação para mostrar o valor de um sistema de gestão para os clientes

Dicas de argumentação para mostrar o valor de um sistema de gestão para os clientes

Um sistema de gestão é uma ferramenta essencial para todas as empresas, com inúmeros benefícios. Mas mesmo assim, ainda são muitos os empreendedores receosos em adotar uma ferramenta que facilite o seu dia a dia.

Se você está sentindo essa barreira e percebendo as dificuldades para vender o seu próprio ERP para os clientes, este artigo veio para lhe ajudar. Vamos mostrar abaixo as principais barreiras dos empreendedores e algumas argumentações que você pode usar para passar por elas, fechar mais negócios e aumentar seus ganhos recorrentes.

Posso confiar na tecnologia?

Essa é a dúvida de muitos empreendedores, que ainda se assustam com a tecnologia e acham que seus dados não estarão seguros na internet. Principalmente quando falamos de sistema de gestão online, eles não confiam que seus dados serão sigilosos e estarão seguros.

Neste tipo de situação, você precisa compreender qual é a real dor do cliente, para então tranquilizá-lo. Você pode mostrar a ele que a tecnologia aumentou muito a proteção dos dados, explicar de forma breve como funciona a criptografia dos dados ou outra explicação que o cliente precise para se sentir mais confiante.

O importante é mostrar que a tecnologia é uma aliada do negócio!

Um sistema de gestão é muito caro

O fator preço influencia a decisão de muitos empreendedores, principalmente aqueles que têm micro e pequenos negócios. Eles ainda possuem uma visão do alto investimento que um ERP necessita, com servidores e equipe técnica.

Mas quando falamos de tecnologia Cloud, esses investimentos caem por terra, e você deve mostrar isso ao cliente! Você pode explicar que todos os gastos com servidores, manutenções e atualizações ficam por conta do fornecedor. O cliente paga apenas pelas ferramentas que utiliza, e ainda pode testar antes de contratar.

Neste item, mostrar o custo-benefício através de gráficos pode ser mais fácil para o cliente compreender sua explicação e tomar sua decisão.

Não tenho tempo para implantar

Tempo é dinheiro, você já deve saber disso. E se você sabe, o seu cliente também sabe, e não quer perder tempo implantando um sistema, por isso essa alegação também pode surgir muitas vezes.

Antes de criar esta argumentação, você deve analisar o sistema que será contratado. Veja quais são as formas de importação dos dados que ele oferece, e como o cliente possui os dados disponíveis, para então fazer uma estimativa de qual seria o tempo necessário para migrar os dados.

Além disso, essa é uma ótima forma de conseguir aumentar seus rendimentos. Você pode realizar a implantação para o cliente, cobrando este adicional. Assim, o cliente passa a utilizar o sistema apenas quando a implantação já estiver concluída, e não precisa se preocupar com esse processo, quanto você ganha uma nova oportunidade de negócio.

Quais benefícios vou ter?

Outra situação que pode dificultar o fechamento do negocio ocorre quando o empreendedor não percebe os reais benefícios que terá com um sistema de gestão. Por isso, você deve mostrar a ele que vale sim a pena investir em um sistema de gestão. Alguns benefícios que você pode utilizar a seu favor são:

  • Padronização e unificação dos processos internos em uma única plataforma;
  • Minimização de erros e retrabalhos;
  • Eliminação de processos manuais;
  • Geração de relatórios que facilitam a tomada de decisão;
  • Capacidade para trabalhar com grandes volumes de informação.

Para saber qual benefício você deve utilizar na argumentação, é necessário conhecer qual a real dor do seu cliente. Conforme forem suas necessidades e expectativas, você pode trabalhar um beneficio mais do que outro na negociação.

Quer começar a vender agora?

Se você já está pronto para começar a vender o seu ERP, precisa conhecer a proposta do Venda ERP. Com ele você pode comercializar um sistema pronto, com a sua identidade visual. Além disso, você não precisa se preocupar com manutenção e infraestrutura, pode definir a margem de lucro que quiser e aumentar seus ganhos recorrentes. Não perca esta oportunidade!

Considerações finais

Toda empresa precisa de um sistema de gestão, e focar a negociação nas vantagens que o cliente terá vai te ajudar a concretizar mais vendas. Por isso, desenvolva argumentações que acabem com os receios dos clientes, mostrando a ele como a adoção de um ERP será produtiva, você poderá aumentar os seus resultados.

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