Mitos e verdades sobre Sistemas ERP Online

Mitos e verdades sobre Sistemas ERP Online

Sem dúvida, a ideia de Bom, Bonito e Barato é tudo o que todos querem, não é mesmo? Mas quando se trata de iniciar a revende de Sistemas ERP Online, nem sempre essa é a melhor pedida.

Inegavelmente, empreendedores dos mais variados segmentos vivem soterrados em milhares de atribuições, preocupações ou, até mesmo, insights sobre novos produtos ou serviços.

Em meio a tudo isso, uma revenda de software chega com uma grande solução: entregar mecanismos ou ferramentas que permitam descomplicar essa rotina tão atribulada. Por certo, a solução mais buscada são os Sistemas ERP Online. Com eles é possível integrar todos os setores de uma empresa, unificando dados e processos, o que tende a facilitar o dia a dia dos empresários. Porém, como qualquer tecnologia, existe uma série de mitos ao redor do tema dos ERPs, como as promessas de agilidade, praticidade e eficiência, que nem sempre são bem assim. Imagine a dor de cabeça que é você oferecer algo a seus clientes e não conseguir entregar?

Uma pesquisa rápida no Google e você ficará surpreso com a lista de dúvidas de empreendedores sobre a escolha, implantação e usos desse tipo de solução.

Por isso, no artigo de hoje, compartilhamos o Top 5 de mitos e verdades sobre Sistemas ERP Online. Seguindo nossas dicas, você estará preparado para fazer a escolha mais assertiva do software ideal para iniciar a sua Revenda de Software.

Fique de olho para não cair em nenhuma armadilha!

Mito ou Verdade?

1. Não é seguro armazenar os dados da minha empresa em nuvem.

Totalmente MITO! Para quem está acostumado a utilizar ferramentas tecnológicas essa noção parece mesmo uma grande bobagem, mas não são poucos os empreendedores que ficam apreensivos com a ideia de ter os dados de suas vendas, estoques, financeiro e fiscal armazenados em servidores em nuvem.

Nesse sentido, outra ideia que também assombra os empreendedores é a noção de o backup de suas informações custará muito dinheiro. Pelo contrário, contar com Sistemas ERP Online, permite que micro e pequenas empresas tenham suas informações seguras por muito mais tempo em servidores de grande porte, algo que seria extremamente caro se contratado individualmente. Além disso, é possível acessá-los onde e quando quiser.

2. Todo Sistema ERP Online é completo e muito rápido.

MITO! Apesar de que para o marketing de todas as empresas que desenvolvem esse tipo de software, suas ferramentas são super rápidas, completas e eficientes. Cada caso é um caso. Logo, a melhor maneira de descobrir se a propaganda é verdadeira, é testando!

Antes de sair por aí contratando o primeiro software que vir pela frente, analise suas demandas. Uma das queixas mais comuns dos gestores é a demora nos processos. Por isso, cuidado com as promessas, experimente o programa, explore os recursos, verifique se atendem as necessidades específicas do seu tipo de negócio. Nada pior do que investir em uma solução para centralizar dados e ter mais controle e agilidade, e na prática só criar “burocracias digitais” com programas engessados. Fique atento para não cair na cilada de adotar uma ferramenta que não é flexível.

3. Minha equipe não conseguirá se adaptar ao uso de tecnologias.

Claramente um MITO! Toda mudança causa algum impacto ou possíveis desconfortos em uma equipe que está acostumada a realizar determinados procedimentos. Isso é plenamente natural. Em contrapartida, se a adoção de um Sistema ERP for conduzida como uma decisão para melhorar o dia a dia do negócio e as tarefas de cada membro da sua equipe. Sendo todos treinados para lidar com os recursos e extrair o melhor de cada funcionalidade, a adaptação será muito mais tranquila.

Além disso, pelo fato de a maioria dos ERPs em Nuvem serem modulares, as mudanças não precisam ocorrer de uma vez só. É possível fazer uma transição gradual, treinando e adaptando cada setor do seu empreendimento.

4. Vou economizar dinheiro com a implantação de um ERP.

Claro que é VERDADE! Justamente por isso sempre recomendamos que você conte com um Sistema ERP Online. Mas, evidentemente, pesquise antes de decidir! Leve em consideração um investimento inicial considerável e pense que a médio e longo prazo, o aumento na sua produtividade, a redução de retrabalho e de desperdícios, serão fatores primordiais para aumentar os seus lucros. Ou seja, você investe em economia!

5. Terei melhor embasamento para tomar decisões sobre a minha empresa.

VERDADE! Quando se pensa em um software gerencial, uma característica predominante é a centralização de informações. Dessa forma, você reúne dados detalhados sobre seu financeiro, produção, vendas, clientes, fornecedores… Com esses dados terá os subsídios necessários para projetar investimentos, aumentar o desempenho do seu negócio e corrigir pontos que não estão contribuindo para a sua gestão.

Diante desses 5 fatores que costumam gerar dúvidas na hora de escolher uma solução em Gestão Empresarial, esclarecendo mitos e verdades, esperamos que este artigo tenha lhe fornecido as noções certas para ter maior segurança em sua decisão de iniciar sua própria revenda de software.

 

Artigos Relacionados