Marketing B2B e a estratégia certa para comercializar serviços empresariais

Marketing B2B e a estratégia certa para comercializar serviços empresariais

O marketing é essencial para aumentar a visibilidade do seu negócio, e fazê-lo crescer, isso você certamente já sabe. Mas para atingir resultados favoráveis, é preciso conhecer os termos e formas de comunicação existentes, como o marketing B2B.

Esse tipo de marketing é utilizado na comunicação e percepção de valor entre empresas. Ou seja, a comunicação de uma empresa para outra, que seja um potencial cliente. Vamos aprofundar essa estratégia no decorrer deste artigo, então continue acompanhando!

Conceito de Marketing B2B

Para que as suas estratégias de marketing tenham resultado, elas precisam ser segmentadas conforme o mercado de atuação da empresa. E uma dessas segmentações é o que chamamos de Marketing B2B.

A sigla B2B refere-se ao termo “business to business”, ou “de empresa para empresa”. Ou seja, o marketing B2B é aquele direcionado para a divulgação de uma empresa para outra. Nestas estratégias é preciso considerar que existem diversos perfis e funções no processo de compra e venda. Você irá trabalhar com os influenciados, os tomadores de decisão, os compradores entre outras pessoas que podem existir dentro do seu cliente e que participam da tomada de decisão.

Dicas para colocar em prática

A utilização de estratégias de marketing B2B vai muito além de fazer suas vendas aumentarem, mas também oferece outros benefícios. Veja alguns:

  • Criação de relacionamentos saudáveis e duradouros com os clientes já existentes;
  • Aumento da percepção de valor entre seus clientes;
  • Torna a sua empresa uma autoridade perante os potenciais clientes;
  • Humanização da marca e interações rápidas com o publico;
  • Aumenta suas chances de conquistar novas oportunidades de negócios.

Mas para que você tenha todos esses benefícios, é preciso trabalhar a comunicação da empresa. Além do marketing digital, separamos algumas outras dicas para aplicar em suas estratégias de marketing B2B:

  • Pesquise quem são os seus clientes ideais e trace seu perfil;
  • Veja se existe algum nicho de mercado que você possa explorar;
  • Crie uma estratégia de produção de conteúdo relevante para o seu público;
  • Interligue todas as suas plataformas digitais, como blog, redes sociais, e-mails, etc;
  • Interaja com o seu publico através de todas as plataformas;
  • Tenha paciência, pois a autoridade de uma empresa é construída aos poucos, com consistência e persistência.

Trabalhando essa estratégia de forma online

Toda a sua estratégia de marketing deve começar com o estudo do seu público, para que você saiba que tipo de empresa quer atingir e qual o perfil do tomador de decisão dentro destas empresas. Depois, será muito mais simples definir o restante da sua estratégia.

Quem oferece seu produto/serviço pela internet pode trabalhar com diversas formas de divulgar sua empresa, como um site próprio, redes sociais, sites de busca e em alguns casos, até participando de eventos. No caso de venda de ERP online, trabalhar com a geração de leads é muito válido!

Em uma estratégia de marketing B2B, você deve focar seus esforços na geração de leads qualificados, no acompanhamento da venda pela equipe comercial e no pós-vendas. Toda a estratégia deve estar bem ordenada, e funcionando corretamente, sendo que a primeira prioridade do marketing B2B é qualificar o lead até que ele esteja preparado para o contato da equipe comercial. Por isso, alinhar os setores de marketing e vendas é essencial!

Considerações finais

Desenvolver a estratégia de marketing B2B da empresa vai muito além de gerar leads, mais também de desenvolvê-lo e fidelizá-lo a empresa. Por isso, aproveite as dicas que compartilhamos neste artigo para aumentar os resultados e a visibilidade da empresa.

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