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7 maneiras de divulgar o seu sistema e atingir seu público-alvo

7 maneiras de divulgar o seu sistema e atingir seu público-alvo

Sem dúvida, a comunicação é um fator muito importante em qualquer empresa. Saber como divulgar seu negócio, como impactar seus potenciais clientes e criar uma boa imagem percebida junto ao seu público-alvo, irá ajudar a empresa a ganhar espaço mercado e credibilidade. A final, é sempre mais fácil adquirir um produto ou contratar um serviço de uma empresa que você já conhece, que já ouviu falar, que já lhe impactou de alguma forma. Já se for uma empresa desconhecida, é bem comum que o consumidor tenha certa desconfiança no momento de decidir.

Esta é uma realidade presente também para os sistemas de gestão e seus fornecedores. Provavelmente, se você está começando agora no segmento, pode estar em dúvida sobre como e o que fazer. Mas não se preocupe! Porque neste artigo apresentamos 7 formas estratégicas para que você divulgue o seu negócio tanto com marketing online quanto offline. Não tem desculpa para a sua empresa ficar no anonimato!

Como divulgar meu sistema?

Primeiramente, tenha bem clara a ideia de que toda a divulgação que você trabalhar sobre o seu sistema possui o mesmo objetivo: atrair novos clientes e manter os já existentes. Para isso, a comunicação precisa ser sólida e coerente, mostrando o seu diferencial diante das diversas opções do mercado. Por tanto, é imprescindível que você conheça a fundo o seu produto e entenda realmente como o uso dele pode gerar benefícios para as empresas que o contratam.

Para começar, você deve definir o seu diferencial e traçar o perfil do seu público-alvo. Lembre-se que o cliente é o centro da sua estratégia, e você só terá sucesso conhecendo bem quem ele é, o que busca, quais suas necessidades e dores, e como ele gosta de ser contatado.

Será com base neste último item que você definirá quais serão seus canais de divulgação. Neste mercado não existe certo ou errado, existe aquilo que atinge melhor o seu público-alvo. Sabemos que grande parte das pessoas hoje pesquisa online, mas pode ser que o seu público prefira uma comunicação offline.

Então, depois de descobrir qual é o tipo de comunicação mais adequado para o seu público, é chegado o momento de definir por quais canais você vai divulgar seu sistema. Abaixo, trazemos algumas opções online e offline para você analisar e adaptar, de acordo com a realidade do seu negócio e com o quanto você deseja investir.

Divulgação online

As ferramentas online oferecem diferentes estratégias e oportunidades que você pode aproveitar. Nestas mídias, você consegue acompanhar os resultados com mais rapidez e criar anúncios com alcance nacional. Veja algumas ações que você pode fazer:

  • Utilize as redes sociais: criar um perfil em uma rede social é uma ótima forma de se comunicar com os clientes. Primeiro, você deve definir qual a melhor rede social para divulgar o seu sistema, conforma as preferências do seu publico. Depois de escolhido, crie um perfil, preencha-o completamente e de forma clara, e aproveite as interações em tempo real que estas mídias oferecem.
  • Crie um site: um site é a página principal da sua empresa no meio online. Ele deve ter um bom design, com informações claras e precisas, que transmitam ao publico todos os benefícios do seu sistema, e a missão e os valores do seu negócio. Além disso, coloque no seu site todas as formas do seu público entrar em contato com você.
  • Produza conteúdo: o marketing de conteúdo é muito poderoso para atrair o público a partir dos mecanismos de busca, e conseguir gerar muitos leads. Para isso, o conteúdo deve ser realmente relevante para o seu público, as informações devem ser apresentadas de forma atrativa e organizada. Está é uma boa forma de gravar a sua marca na mente dos clientes.
  • Anúncios patrocinados: os anúncios ajudam seu sistema e posicionar bem nos mecanismos de busca. Estes anúncios possuem um custo, mas a vantagem é que você define quanto irá gastar no total, e pode realizar o investimento conforme a disponibilidade do seu caixa.

Divulgando offline

Outro caminha possível é apostar em soluções offline, tendo a vantagem de trabalhar de forma mais regional e segmentar seus anúncios geograficamente. Veja abaixo algumas opções:

  • Materiais impressos: cartões de visitas, panfletos, cartazes, outdoors, são apenas algumas opções de materiais impressos que você pode fazer. Para ter bons resultados, você deve planejar a encomenda dos materiais e a sua distribuição, para garantir que eles serão recebidos por quem realmente faz parte do seu publico.
  • Participe de eventos: feiras, palestras e outros tipos de eventos são ótimas oportunidades de atingir o seu público. Por isso, analise bem em qual evento você estará, como poderá interagir com os clientes nesta ocasião e construir um bom networking.
  • Propaganda boca a boca: a divulgação de um cliente para outra ainda é uma das formas de propaganda mais valiosas. Quando um cliente fala bem do seu trabalho, pode atingir muitos outros potenciais clientes, fazendo um marketing gratuito e muito eficiente.
  • Faça visitas presenciais: quando você trabalha a nível regional, realizar visitas também é uma forma de comunicação. Além disso, são uma ótima forma de identificar como o seu sistema realmente vai ajudar o cliente na pratica, e mostrar os seus benefícios.

Por fim, é interessante adotar mais de um modelo de comunicação, atuando tanto no mundo físico como no online. Cada dia mais estamos voltados para soluções tecnológicas. Eventos como a pandemia de 2020 ainda impulsionaram a migração para o contexto digital, mas mesmo assim é sempre bom ter um material físico à disposição para entregar a potenciais clientes. Enfim, não há uma fórmula mágica para conquistar clientes, é necessário, sobretudo experimentar e colocar a sua empresa sempre em movimento. Invista em marketing não como uma vaidade do seu negócio e sim como uma estratégia certeira para aumentar sua lucratividade e consolidar a sua marca.

E então, gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre noções de marketing? Recomendamos a leitura do artigo: E-mail marketing ainda funciona?

José Moura

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