Inbound Marketing: estratégias para aumentar suas vendas

Inbound Marketing: estratégias para aumentar suas vendas

Para que o seu negócio possa crescer e conquistar mais espaço no mercado, é comum que você precise buscar novas formas de atrair clientes e se destacar perante a concorrência. É por isso que o termo Inbound Marketing vem ganhando cada vez mais espaço na forma de trabalho das empresas.

Preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre esta forma de trabalhar a comunicação empresarial. Você vai conhecer o que é esta nova forma de marketing e como aproveitar este conhecimento a favor da sua empresa.

Definição de Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing define uma nova estratégia de atingir o seu público alvo. Para isso, são utilizadas ações de criação e compartilhamento de conteúdo, junto a algumas táticas de marketing online.

De uma forma mais abrangente, o Inbound Marketing também define qualquer forma de marketing que tem como objetivo ganhar o interesse das pessoas. Este conceito costuma ser dividido em três pilares principais: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais.

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é aquele marketing mais tradicional, onde uma interrupção forçada oferece um produto ou serviço ao público. O anuncio publicitário é imposto ao possível cliente através de revistas, comerciais de TV e rádio, entre outros. Ou seja, o cliente não solicitou para ver os anúncios, pois eles são apresentados mesmo assim.

Apresentado estes dois termos, podemos perceber que a principal diferença é que no Outbound Marketing os anúncios publicitários e os produtos são impostos ao consumidor. Já no Inbound Marketing, é o próprio cliente que busca a informação e conhece a sua empresa.

Como funciona o Inbound Marketing?

A principal função do Inbound Marketing é transformar meros visitantes do seu site em clientes e divulgadores da sua marca. Isso só funcionará se você entregar o conteúdo certo, no momento e no canal certo, pois desta forma as pessoas recebem melhor a informação e memorizam o conteúdo mais facilmente.

O processo de Inbound Marketing pode ser divido em cinco principais etapas:

  1. Atrair tráfego para o seu site;
  2. Converter os visitantes em leads;
  3. Transformar os leads em clientes;
  4. Fidelizar os clientes para aumentar as vendas;
  5. Encantar os clientes para transformá-los em promotores da marca.

Estratégias para utilizar

Para conseguir seguir esse processo e tornar o Inbound Marketing um grande aliado da sua empresa, é essencial compreender e trabalhar alguns pontos principais desta estratégia, que são:

  • Marketing de Conteúdo: produzir conteúdo é uma dos pilares desta estratégia, e para funcionar, ele deve ser produzido e direcionado para as pessoas certas. Por isso, faça uma boa pesquisa para definir quem é o seu público alvo e o tipo de conteúdo que ele busca.
  • Ciclo de compra: para que os visitantes se tornem clientes, você deve entender qual o processo que eles passam até concluir a compra. O entendimento deste processo e as interações de cada etapa são essenciais para concluir o processo de compra com êxito.
  • Personalização: tenha estratégias personalizadas para cada lead e cliente, pois isso facilitara a interação entre vocês. Sempre que possível, direcione o conteúdo de forma personalizada e no momento certo para cada pessoa, pois as chances de concluir as vendas são maiores.
  • Multicanais: depois de definir o público, conheça seus hábitos e desejos. Ou seja, descubra onde estas pessoas estão e quais os canais que você pode utilizar para atingi-las.
  • Integração: para que todo o seu planejamento seja um sucesso, é preciso integrar todas as ações. Todo o conteúdo produzido deve ser mensurado, para que a estratégia seja realmente eficiente e cumpra com seu objetivo.

Considerações finais

O Inbound Marketing é uma estratégia muito eficiente na construção e consolidação da sua marca no mercado. Por isso, aproveite as dicas deste artigo para construir uma marca que será amada pelas pessoas e terá resultados cada vez melhores.

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