Inbound Marketing: estratégias para aumentar suas vendas

Para que o seu negócio possa crescer e conquistar mais espaço no mercado, é comum que você precise buscar novas formas de atrair clientes e se destacar perante a concorrência. É por isso que o termo Inbound Marketing vem ganhando cada vez mais espaço na forma de trabalho das empresas.
Preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre esta forma de trabalhar a comunicação empresarial. Você vai conhecer o que é esta nova forma de marketing e como aproveitar este conhecimento a favor da sua empresa.
Definição de Inbound Marketing
O termo Inbound Marketing define uma nova estratégia de atingir o seu público alvo. Para isso, são utilizadas ações de criação e compartilhamento de conteúdo, junto a algumas táticas de marketing online.
De uma forma mais abrangente, o Inbound Marketing também define qualquer forma de marketing que tem como objetivo ganhar o interesse das pessoas. Este conceito costuma ser dividido em três pilares principais: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais.
Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é aquele marketing mais tradicional, onde uma interrupção forçada oferece um produto ou serviço ao público. O anuncio publicitário é imposto ao possível cliente através de revistas, comerciais de TV e rádio, entre outros. Ou seja, o cliente não solicitou para ver os anúncios, pois eles são apresentados mesmo assim.
Apresentado estes dois termos, podemos perceber que a principal diferença é que no Outbound Marketing os anúncios publicitários e os produtos são impostos ao consumidor. Já no Inbound Marketing, é o próprio cliente que busca a informação e conhece a sua empresa.
Como funciona o Inbound Marketing?
A principal função do Inbound Marketing é transformar meros visitantes do seu site em clientes e divulgadores da sua marca. Isso só funcionará se você entregar o conteúdo certo, no momento e no canal certo, pois desta forma as pessoas recebem melhor a informação e memorizam o conteúdo mais facilmente.
O processo de Inbound Marketing pode ser divido em cinco principais etapas:
- Atrair tráfego para o seu site;
- Converter os visitantes em leads;
- Transformar os leads em clientes;
- Fidelizar os clientes para aumentar as vendas;
- Encantar os clientes para transformá-los em promotores da marca.
Estratégias para utilizar
Para conseguir seguir esse processo e tornar o Inbound Marketing um grande aliado da sua empresa, é essencial compreender e trabalhar alguns pontos principais desta estratégia, que são:
- Marketing de Conteúdo: produzir conteúdo é uma dos pilares desta estratégia, e para funcionar, ele deve ser produzido e direcionado para as pessoas certas. Por isso, faça uma boa pesquisa para definir quem é o seu público alvo e o tipo de conteúdo que ele busca.
- Ciclo de compra: para que os visitantes se tornem clientes, você deve entender qual o processo que eles passam até concluir a compra. O entendimento deste processo e as interações de cada etapa são essenciais para concluir o processo de compra com êxito.
- Personalização: tenha estratégias personalizadas para cada lead e cliente, pois isso facilitara a interação entre vocês. Sempre que possível, direcione o conteúdo de forma personalizada e no momento certo para cada pessoa, pois as chances de concluir as vendas são maiores.
- Multicanais: depois de definir o público, conheça seus hábitos e desejos. Ou seja, descubra onde estas pessoas estão e quais os canais que você pode utilizar para atingi-las.
- Integração: para que todo o seu planejamento seja um sucesso, é preciso integrar todas as ações. Todo o conteúdo produzido deve ser mensurado, para que a estratégia seja realmente eficiente e cumpra com seu objetivo.
Considerações finais
O Inbound Marketing é uma estratégia muito eficiente na construção e consolidação da sua marca no mercado. Por isso, aproveite as dicas deste artigo para construir uma marca que será amada pelas pessoas e terá resultados cada vez melhores.