Conheça a importância da conciliação bancária para a contabilidade

Conheça a importância da conciliação bancária para a contabilidade

Acompanhar as finanças é um ponto essencial em toda empresa, para que o gestor saiba como está a saúde financeira do negócio. Para ajudar nesse controle, a conciliação bancária é uma ferramenta importante.

Quando a empresa realiza a conciliação bancaria, isso também reflete positivamente em sua contabilidade. Vamos explicar melhor esta situação neste artigo, mostrando o que é a conciliação bancaria e como ela pode ser utilizada para otimizar sua contabilidade.

O que é conciliação bancária?

Inicialmente precisamos entender que a conciliação bancária é um relatório que compara os registros do seu extrato bancário com os registros financeiros que a empresa mantém internamente. Em outras palavras, é uma conferência das contas bancárias com os controles internos.

O objetivo desta ferramenta é verificar se todos os dados e números comparados estão corretos, ou se existe alguma inconsistência de informações. Por este motivo, a conciliação bancária comprova a eficácia dos registros internos da empresa, quando comparados aos dados emitidos pelo banco.

Como realizar a conciliação bancária

Realizar esta conferencia entre as contas não deve causar nenhuma dor de cabeça no empreendedor, pois é muito simples. Confira os passos principais para executar uma conciliação bancária eficiente:

  1. Lance as movimentações diariamente;
  2. Analise o saldo no extrato bancário;
  3. Confira os detalhes dos lançamentos;
  4. Corrija as diferenças.

Incompatibilidades e erros

Quando a conciliação bancaria é realizada, é comum que ocorram divergências entre o saldo dos registros internos e o extrato bancário. Isso pode ocorrer devido a diferenças no período de conferência e compensação. Isso ocorre pois algumas transações são registradas no banco apenas alguns das úteis depois, ou o registro já foi compensado no banco mas ainda não foi contabilizado pela empresa.

Conforme estas incompatibilidades foram encontradas, faça todos os ajustes necessários. Crie os lançamentos que ainda não existem no seu controle interno, como taxas e encargos bancários, e confira todas as datas e valores. Depois que os ajustes forem realizados, ambos os saldos precisam estar iguais e relatar o verdadeiro saldo financeiro da empresa.

Importância da conciliação bancária

Já comentamos que esse processo é essencial para acompanhar a situação financeira da empresa, mas também oferece outros benefícios como:

  • Melhora a previsão do fluxo de caixa;
  • Mais praticidade para a equipe financeira;
  • Informações financeiras mais confiáveis para a tomada de decisão;
  • Permite a realização de um bom planejamento orçamentário;
  • Melhora a visualização dos demonstrativos financeiros e contábeis;
  • Oferece um controle efetivo sobre todas as movimentações bancárias e financeiras da empresa.

Como simplificar esse processo

O indicado é que a empresa faça os registros financeiros internos diariamente, pois assim o resultado será uma conciliação prática e descomplicada. Mas, além disso, existem ferramentas que podem ajudar.

Um sistema de gestão online é uma forma de a empresa ganhar mais praticidade no seu dia a dia. Os dados são alimentados conforme os outros módulos do ERP (compras, vendas, etc) e depois pode ser importado o Arquivo OFX bancário, para facilitar a conciliação bancária.

Envio dos dados para a contabilidade

A realização da conciliação bancária de forma correta é um processo importante para os demonstrativos contábeis. Com os dados confiáveis e bem organizados, fica mais simples enviar os dados ao contador.

O contador, quando receber os dados, terá uma grande contribuição para realizar os lançamentos contábeis. Esses lançamentos e demonstrativos contábeis são uma base de informações muito útil para o gestor da empresa.

Mas contador, já imaginou se você pudesse simplificar o seu trabalho e do seu cliente? Isso é o que nossa proposta permite! Você pode comercializar um ERP online com a sua marca e a sua margem de lucro, com a ferramenta de conciliação bancária e muitas outras. Assim você aumenta seus ganhos recorrentes e facilita o recebimento dos dados dos clientes.

CTA para conhercer o Venda ERP

Artigos Relacionados