Quer potencializar os seus lucros?

Seja parceiro Venda ERP

IaaS: Infrastructure as a Service e como funciona?

IaaS: Infrastructure as a Service e como funciona?

A infraestrutura como serviço (IaaS), também conhecida como serviços de infraestrutura em nuvem, é uma forma de cloud computing em que a infraestrutura de TI é oferecida aos usuários por meio da internet. Ela costuma ser associada à computação serverless.

Como o IaaS funciona?

Em um modelo típico de IaaS, uma empresa, que pode ser de qualquer tamanho, consome serviços como computação, armazenamento e bancos de dados de um provedor de nuvem. O provedor de nuvem oferece esses serviços hospedando hardware e software na nuvem. A empresa não precisa mais comprar e gerenciar seu próprio equipamento ou espaço para hospedá-lo, e o custo muda para um modelo Pay-as-you-go (Pague Conforme o Uso). Quando a empresa precisa de menos, paga por menos. E, quando cresce, pode provisionar recursos de computação adicionais e outras tecnologias em minutos.

Em um cenário tradicional on-premise, uma empresa gerencia e mantém seu próprio data center. A empresa deve investir em servidores, armazenamento, software e outras tecnologias e contratar uma equipe de TI ou contratados para comprar, gerenciar e atualizar todos os equipamentos e licenças. O data center precisa ser construído para atender à demanda máxima, mesmo que às vezes as cargas de trabalho diminuam e esses recursos permaneçam ociosos. Por outro lado, se os negócios crescem rapidamente, o departamento de TI pode ter dificuldades para acompanhar.

Você precisa da IaaS?

A IaaS fornece às empresas opções de armazenamento, servidor e rede que não exigem a compra e a manutenção de amplas salas de servidores que consomem grandes quantidades de energia e espaço. Um dos principais motivos que levam as empresas a escolher a IaaS é reduzir as despesas de capital e transformá-las em despesas operacionais.

Empresas com volumes de carga de trabalho imprevisíveis ou a necessidade de migrar rapidamente em resposta a flutuações de negócios também recorrem à IaaS como uma maneira econômica de auxiliar as operações. 

IaaS ou PaaS (plataforma como serviço): às vezes, esses dois serviços são confundidos. De fato, a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS (software como serviço) geralmente é questionada. A resposta é que cada um deles oferece um serviço de nuvem diferente: um ambiente de infraestrutura, ferramentas de plataforma e aplicativos completos. Não deixe de acompanhar os artigos postados!

Se sua organização enfrentar algum dos cenários a seguir, você provavelmente é um bom candidato para IaaS:

  • Um grande crescimento de negócios que supera as capacidades da infraestrutura
  • Picos imprevisíveis na demanda por serviços de infraestrutura
  • Baixa utilização dos recursos de infraestrutura existentes
  • Grandes volumes de dados que sobrecarregam armazenamentos de dados locais
  • Tempos de resposta lentos com aplicativos locais 
  • Limitações de desempenho do aplicativo devido a restrições de capacidade
  • Ciclos de atualização de hardware lentos

Esses cenários exigem mais escalabilidade e agilidade da infraestrutura do que os data centers tradicionais podem oferecer.

Vantagens
  • Flexibilidade: o cliente pode adquirir apenas os componentes essenciais para seu uso e, caso seja necessário, aumentar ou reduzir os recursos;
  • Velocidade: é possível alocar pequenas ou grandes quantidades de recursos em questão de minutos;
  • Economia: a IaaS consegue ser uma opção mais econômica. Afinal, o cliente só paga por aquilo que usar e não tem custos de manutenção;
  • Menor latência: os provedores de IaaS estão presentes na maioria dos continentes. Isso significa que os servidores estão mais próximos do usuário, algo que reduz a latência e, consequentemente, melhora o desempenho;
  • Mobilidade: essa forma de computação em nuvem pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Segurança: um provedor de IaaS fornece métodos que garantem um alto nível de segurança para evitar invasões e manter os dados seguros.
Para que a IaaS é usada?

IaaS oferece uma ampla variedade de aplicativos que podem beneficiar as organizações. Separams algumas delas para você:

Executar testes e desenvolvimento

A capacidade de computação e rede da IaaS faz com que esse ambiente seja perfeito para executar e gerenciar ciclos de teste e desenvolvimento.

Melhorar a preparação para a recuperação de desastres

Como a IaaS é escalonável e confiável, as empresas podem consolidar sistemas de recuperação de desastres diferentes em um ambiente virtualizado.

Realizar análises de Big Data

Para armazenar e analisar Big Data, é preciso ter muita capacidade de processamento. A IaaS é um ambiente apropriado para Big Data porque lida com grandes cargas de trabalho.

Processar picos no tráfego

A IaaS pode gerenciar picos de tráfego inesperados ao escalonar, conforme necessário.

Provisionar recursos rapidamente

A IaaS possibilita que novos projetos sejam executados rapidamente quando surgirem prioridades de negócios urgentes.

Quando se trata de usar IaaS, muitas ofertas são úteis na criação de uma plataforma flexível com computação, monitoramento e outras soluções adequadas. Uma solução IaaS pode ser mais eficiente para as empresas do que possuir e gerenciar sua própria infraestrutura. Mas isso só se torna possível quando se trabalha com provedores confiáveis.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos e deixar seu comentário!

José Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *