Funções essenciais do administrador para garantir o sucesso da empresa

Funções essenciais do administrador para garantir o sucesso da empresa

Quem esta se tornando dono do seu próprio negócio pode se sentir meio confuso no momento de ser o administrador do negócio. Além de todas as questões burocráticas envolvidas na abertura de uma empresa, também surgem as dúvidas sobre como gerenciar o novo negocio para que ele tenha sucesso.

É preciso lembrar que todo administrador possui quatro grandes funções dentro da empresa: planejar, organizar, dirigir e controlar. Desde o momento que você decide abrir sua empresa, já deve ficar atento a estas funções, que vão se intensificando conforme o negócio vai crescendo.

Preparamos este artigo especialmente para lhe explicar melhor estas funções essenciais na administração do seu negócio. Você vai entender o papel do administrador frente a cada uma dessas atribuições, e como encontrar o equilíbrio entre elas para que impactem positivamente nos resultados.

Planejar

O planejamento é a base para todos os processos e decisões que o administrador tomará dentro da empresa. Planejar significa estabelecer objetivos, e definir como esses objetivos serão alcançados. Em outras palavras, todo o projeto que for implantado na empresa precisa ser primeiramente pensado e discutido pelo administrador, para só então ser repassado aos funcionários.

Diferente da crença de muitas pessoas, planejar não é simplesmente seguir a intuição do administrador. Na maioria das vezes é muito mais complexo do que isso! O planejamento envolve muito estudo, pois é preciso saber interpretar dados e analisar diferentes cenários antes de tomar alguma decisão.

Organizar

Depois de montar o planejamento de cada processo é necessário colocar as ações em pratica. Mas para isso, a regra de ouro é a organização. É preciso organizar os recursos que serão empregados, os funcionários influenciados e diversos outros fatores que podem influenciar na boa execução dos projetos.

Para que os projetos sejam executados com eficiência, é preciso muita produtividade e eficiência, não só da equipe, mas também do administrador. É preciso que todos tenham uma boa capacidade de organização, individual e coletiva, visão sistêmica e um conhecimento avançado sobre os processos da empresa.

Dirigir

A função de dirigir também significa liderar. Estamos nos referindo a capacidade de mobilizar a equipe para alcançar os resultados que estão sendo esperando. Muito mais do que delegar tarefas e acompanhar os resultados, o administrador precisa influenciar e motivar os funcionários positivamente.

Para muitos administradores essa é a função mais difícil, pois nem todo administrador é um líder nato. Para liderar uma equipe é necessária muita inteligência emocional, ou seja, a capacidade de perceber as emoções das pessoas e comunicar as suas emoções a elas. Esta percepção de inteligência emocional vai lhe ajudar a manter os funcionários satisfeitos coletivamente, o que refletirá positivamente na empresa.

Controlar

Depois de planejar, organizar e dirigir sua equipe, existe uma ultima e muito importante atribuição do gestor. Estamos falando do controle de todas as etapas anteriores, para que o trabalho seja bem executado. Controlar inclui desenvolver padrões e medir o desempenho dos projetos e da equipe, comparar diferentes cenários e resultados, e definir possíveis ações necessárias para alcançar os objetivos.

Para controlar bem a empresa, é necessário ter uma boa capacidade de análise, principalmente de números. Quanto mais indicadores você tiver, mais condições terá de fazer uma avaliação digna da situação. É importante também lembrar que frieza dos números pode enganar algumas vezes, por isso, use e abuse da sua capacidade de observação e interpretação.

Equilibrando as funções do administrador

É comum que o administrador tenha mais facilidade para lidar com algumas atribuições, e menos com outras. Por exemplo, pode ter um bom perfil de liderança, mas não tem organização o suficiente. Ou então, sabem organizar muito bem, mas sofrem no momento de controlar, por não conseguir estabelecer e comparar indicadores.

O que queremos dizer é que estes casos podem acontecer, mas é preciso encontrar um equilíbrio para executar bem todas as suas funções. Não adianta ser muito bom em uma função e um fracasso na outra, que os resultados não serão bons. Portanto, procure trabalhar cada uma dessas atribuições para desenvolver habilidades que permitem executar bem todas as etapas e oferecer a estabilidade que a sua empresa e a sua equipe precisam.

Considerações finais

Agora que você já conheceu todas as particularidades das funções do administrador, é necessário buscar formas de melhorar. Faça uma autocrítica sobre a sua capacidade de planejar, organizar, dirigir e controlar, identificando quais são pontos fortes e fracos e como aproveitar cada um.

CTA para conhercer o Venda ERP

Artigos Relacionados