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5 formas de vender sistema de gestão pelo WhatsApp

5 formas de vender sistema de gestão pelo WhatsApp

A velocidade de vendas no século XXI é tão alta que os meios de comunicação básicos com os prospects estão saturados. Dessa forma, novos métodos de penetração começam a ser utilizados. Um exemplo interessante e altamente eficaz é o uso de aplicativos móveis de mensagens como o WhatsApp e o iMessage.

Ambos oferecem comunicação encriptada, isto é, as mensagens trocadas entre equipamentos não são, pelo menos em teoria, passíveis de serem vistas por terceiros. Dessa forma esse tipo de aplicativo não envolve anunciantes, tornando a experiência de uso do usuário ainda mais interessante e popular.

O WhatsApp Messenger é o app multiplataforma de mensagens e compartilhamento de arquivos multimídia para smartphones mais utilizado no mundo. Além das funções mais conhecidas, ele também vem lançando novas funcionalidades constantemente, como exemplo, o recurso chamadas de voz e o Status.

E claro que os profissionais de prospecção têm utilizado essa ferramenta para se relacionar com seus prospects. Por isso, listamos abaixo 5 dicas de como vender seu sistema de gestão pelo WhatsApp:

1. Relacionamento

Há alguns anos atrás, o e-mail era o canal mais interativo e inovador de relacionamento comercial, mas se tornou, com o passar do tempo, um veículo de comunicação mais orientado para formalização de acordos, confirmação de dados e claro, comunicador de promoções e informativos (incluindo aqui os famosos SPAMS). E foi pelo excesso de spams que o e-mail foi perdendo para ferramentas paralelas.

Dessa forma, o Whatsapp se tornou um refúgio para comunicação mais rápida e informal. E saber utilizá-la com bom-senso é o melhor caminho para suas vendas.

Tendo como base que seu papel como vendedor é comunicar conteúdos e informações relevantes para seu cliente, é orientado evitar envio de correntes ou quaisquer conteúdos alheios ao seu objetivo central.

É simpático enviar convites para eventos, parabenize-o o no dia de sua profissão; comemorar alguma nova conquista que a empresa dele obteve (como uma nova certificação ou algo similar). O importante é demonstrar que você está ligado na vida profissional do seu cliente, mas seja sempre bem objetivo, demonstrando que você é uma pessoa atarefada e acredita que ele também seja valorizando assim o tempo de ambos.

2. Prospecção

Imagine que você entrou em uma loja de conveniências, escolheu o que queria e se dirigiu ao caixa, e na fila de espera observou que existiam no balcão diversos folders e cartões de visitas expostos. Você se atém a um prestador de serviços que tem fortemente o perfil para ser seu cliente, rapidamente você pega seu smartphone, cadastra o contato e, como num toque de mágica, aquele símbolo verde e branco brilha como opção de contato. Voalá, você possui o WhatsApp do Prospect!

Como você não é um contato cadastrado do prospect envie um pequeno texto de resumo do seu objetivo.

“Bom dia (Nome do prospect), pode falar agora?”

Isca lançada, agora é aguardar.

Dica extra: Chegando ao seu escritório, lembre-se de cadastrar o prospect no seu CRM, não caia na tão conhecida comodidade “ele já está no meu celular”. Lembre-se: ser um profissional de vendas é ser organizado, é ter dados bem alimentados e organizados.

3. Venda via WhatsApp

O Prospect respondeu a mensagem? Que maravilha!

Agora cabe a você se apresentar e fazer a sua estratégia de abordagem. Para quem vende sistemas de gestão empresariais, pode convidá-lo para testar gratuitamente em um ambiente exclusivo. O importante nesse momento é definir uma abordagem que tenha mais aceitação para esse tipo de público e seguir adiante.

Dica extra: Procure não fazer o fechamento digitalmente (a não ser que seu negócio tenha esse formato) visto que em geral, o melhor método de fechamentos (e novas vendas!) é o contato presencial.

4. Pós-venda

Agora que o prospect se tornou seu cliente, aguarde o prazo ideal (estipulado pela média de relacionamento de pós-venda do seu negócio) e aborda-o pelo WhatsApp questionando se o produto ou serviço está de acordo, se tudo está ajustado ao que ele esperava e que foi acordado.

Dica extra: Esse tipo de relacionamento em geral é orientado para negócios que vendem produtos com maior periodicidade, caso contrário, é melhor o cliente ser abordado pelo setor técnico de suporte, pós-venda ou similar.

5. Indicações

Uma outra forma de demonstrar que você se importa com seu cliente é indicando prospects e possíveis parceiros para o negócio dele. De forma objetiva, explique que se lembrou dele conversando com uma pessoa e que está enviando, ali mesmo pelo Whats, o contato do mesmo (inserindo na conversa o contato do WhatsApp).

Esse tipo de indicação (desde que tenha realmente uma alta probabilidade de congruência) será inesquecível para seu cliente, gerando um vínculo muito mais profundo e duradouro entre ambos.

Dica Extra: Reforçando, esse tipo de interação possui uma linha muito tênue entre ser agregador ou ser altamente desagregador! Se não tem ninguém “quente” para indicar, melhor esperar a oportunidade mais interessante.

Pronto para começar?

Para começar a vender o seu próprio sistema agora, a melhor opção é o Venda ERP. Esta é a possibilidade que você tem de gerar valor aos seus clientes e lucrar muito com isto, comercializando um sistema pronto, colocando a sua marca e definindo a margem de lucro dos seus ganhos recorrentes. Não se preocupe com infraestrutura nem manutenção, receba treinamentos e crie uma história de sucesso para o seu negócio!

Bons negócios!

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Vinícius

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