Follow Up: o que é e como implementar na sua empresa

Follow Up: o que é e como implementar na sua empresa

Se acaso você trabalha com vendas, já deve ter ouvido falar no termo Follow-up. Neste artigo tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto e, de quebra, compartilhamos uma série de dicas para ajudar você na hora de implementar esse processo de vendas na sua empresa.

Fique atento às nossas dicas e entenda como essa técnica pode lhe ajudar a faturar muito mais.

O que é o Follow-up?

Inegavelmente, as vendas são o principal objetivo de qualquer tipo de negócio. Assim, não importa se você atua no varejo ou na prestação de serviços, é preciso que pessoas ou empresas comprem de de você para que sua empresa se mantenha em funcionamento.

Nesse sentido, o que também não dá para negar é que o mercado está cada vez mais competitivo. Esse cenário de mercado inflado, aliado à democratização do uso de tecnologia resulta em uma questão importantíssima: clientes muito mais exigentes.

Com isso, é preciso criar estratégias cada vez mais assertivas para tanto no que diz respeito ao marketing do seu negócio, quanto nas vendas.

Assim, o follow up, pode ser entendido como uma espécie de acompanhamento e análise de todas as ações que resultam em vendas. São elas: Pré-venda; Venda e Pós-venda.

Qual o papel do Follow up na pré-venda?

Por certo, se você já trabalha com vendas, sabe que é preciso construir um planejamento do processo de venda. Isso porque, vendas muito objetivas e com interações frias não geram mais resultados. Hoje, nada pode ser pior que ficar pressionando o cliente ou “empurrando” a compra de um bem ou a contratação de um serviço.

Logo, o follow up torna-se fundamental para construir uma proximidade e nutrir uma relação entre sua persona e a empresa.

Qual o papel do Follow up durante a venda?

Anteriormente, ressaltamos que a entrada de receitas no seu caixa, através das vendas, é o objetivo principal do seu empreendimento. No entanto, cada venda exige do vendedor todo um trabalho para conquistar a confiança do cliente, sanar dúvidas e trabalhar os benefícios daquilo que está sendo adquirido.

Por exemplo, no caso da venda de software ERP, uma técnica que definitivamente não funciona é já ligar e querer fechar a venda no primeiro contato. É aí que o follow up se fortalece. Este é o momento de fazer um acompanhamento preciso das necessidades identificadas na sondagem realizada nos primeiros contatos. Com um follow up bem organizado os vendedores criam um histórico das interações com os clientes. Traçando, assim, um perfil do consumidor. O que, via de regra, facilita muito a concretização da venda.

Qual o papel do Follow up no pós-venda? 

Muito se engana quem acha que com a venda fechada o trabalho acabou. É um entendimento muito comum, ainda que totalmente equivocado.

Se por um lado você construiu um follow up todo organizado, com contatos frequentes, interações bem trabalhadas e isso resultou em uma venda. Agora o trabalho será fidelizar esse cliente. É aí que mora o “pulo do gato”. Um follow up bem apurado deve levar em conta até mesmo o pós-venda.

A medida que criamos meios de alimentar a relação com os nossos clientes, entendendo suas dificuldades, sanando eventuais dúvidas e resolvendo insatisfações, podemos gerar fidelização e, assim, chegar a uma recorrência.

Vamos colocar essa estratégia em prática?

Até aqui parece tudo muito fácil. Parece que estamos falando sobre fazer o que já se faz. Não é mesmo?

Então para começar a colocar a estratégia de follow up em prática siga os seguintes passos:

1 – Identifique todos os seus pontos de contato com os seus leads e prospects;

2 – Cadastre todos os contatos que fizer. Sempre anotando todos os dados possíveis. Cada informação pode ser preciosa para um follow up perfeito;

3 – Estabeleça prazos entre cada interação, considerando caso a caso;

4 – Em casos de vendas já fechadas, estabeleça prazos para entrar em contato com seus clientes para identificar se eles estão encontrando alguma dificuldade ou problema e, principalmente, para estreitar os laços. Não esqueça que a propaganda positiva dos seus clientes é sua melhor divulgação!

E então, gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre estratégias de vendas? Recomendamos a leitura do artigo: 7 Passos fundamentais para ser um vendedor incrível.

 

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