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Ferramentas de marketing e comunicação essenciais para contadores

Ferramentas de marketing e comunicação essenciais para contadores

A divulgação de empresas de qualquer ramo e porte precisa ser cada vez mais efetiva. Por isso, conhecer as principais ferramentas de marketing disponíveis no mercado ajuda o contador a montar uma boa projeção no mercado, conquistar novos clientes e aumentar seus lucros.

Por isso, preparamos este artigo para lhe apresentar algumas ferramentas de marketing e comunicação. Elas podem ser muito aproveitadas na área da contabilidade e no aperfeiçoamento do seu escritório contábil.

Análise SWOT

A análise SWOT, conhecida como FOFA no português, é uma ferramenta que permite analisar como é o cenário atual da empresa. Essa sigla representa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Através das forças e fraquezas, o contador pode analisar o ambiente interno da empresa e conhecer seus pontos fortes e fracos. Já as ameaças e oportunidades são a analise do ambiente externo que influencia no bom andamento do negócio.

Através desta ferramenta é possível analisar quais são os pontos positivos da empresa e como eles podem ser ainda mais aproveitados. E também quais são os pontos negativos e como eles devem ser eliminados para não impactar o negocio negativamente.

Benchmarking

O benchmarking trata-se de um comparativo entre o seu negócio e seus concorrentes. Através dele será possível analisar a identificar as práticas de mercado que trazem bons resultados, e como você pode incluir isso na sua contabilidade para melhorar seus processos e operações.

Pesquisas de marketing

As pesquisas são feitas através da coleta e análise de dados e estatísticas importantes para o seu negocio. A partir destes dados relevantes, é possível conhecer a satisfação dos clientes, pontos a melhorar, qual a melhor forma de lançar um novo produto, e muito mais!

Para que tenham bons resultados, as pesquisas de marketing precisam ser bem elaboradas, conduzidas e analisadas. Os resultados são essenciais para que o contador tenha um processo de tomada de decisão eficiente.

CRM

A sigla CRM representa Customer Relationship Management , ou Gestão do Relacionamento com o Consumidor. Trata-se de uma estratégia que coloca o cliente no centro do processo da empresa, com o objetivo de fidelizá-lo, aumentar sua satisfação e melhorar o relacionamento com cada um.

Através do CRM é possível reunir todo o conhecimento sobre o cliente em uma única plataforma, e assim entendê-lo melhor. Com esses dados, o contador pode oferecer serviços que estejam mais adequados às necessidades de cada cliente.

Considerações finais

Além destas, existem muitas outras ferramentas que podem ajudar o contador a melhorar a comunicação com o cliente e aumentar o desempenho dos seus negócios. Portanto, veja qual se adapta melhor as suas necessidades e aproveite todos os seus benefícios.

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Vinícius

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