Estratégias de liderança: como engajar pessoas e alcançar melhores resultados

Estratégias de liderança: como engajar pessoas e alcançar melhores resultados

Chegar à liderança não é tarefa fácil, mas mais difícil ainda é manter uma liderança que não seja mero comando, baseado na hierarquização de posições e no medo.

Nesse sentido, mas que um cargo importante, exercer a liderança em uma empresa exige do líder um conjunto de habilidades. E são justamente essas destrezas que fazem com que os liderados atuem como uma verdadeira equipe. Analogamente, pensando em um corpo, é necessário que todos os órgãos funcionem em sincronia. O mesmo deve ocorrer entre todos os colaboradores de uma empresa. Quando setores trabalham juntos, focados no crescimento individual, mas também coletivo, todos têm a ganhar. Inclusive o caixa da sua empresa!

Por isso, criamos este artigo, para compartilhar estratégias que ajudem você, gestor a exercer cada vez melhor o seu papel na liderança de um setor ou mesmo de toda uma empresa. O seu papel, se bem exercido, está diretamente ligado ao engajamento da equipe e aos resultados do empreendimento.

4 Estratégias de Liderança que engajam de verdade

Inegavelmente, há pessoas que parecem ter nascido para liderar. Essas pessoas costumam se destacar não por uma postura autoritária (isso é comando), mas por um comportamento mais diplomático e assertivo (isso é liderança). Se esse não é bem o seu caso, não se preocupe! Para além do destino de uma liderança nada, há uma série de estratégias e habilidades que podem ser trabalhadas aumentando a sua capacidade de governança.

Nós selecionamos 4 delas, confira!

1. Tenha atitudes inspiradoras

Antes de mais nada é preciso ter a clareza de que você é o representante do grupo. Sim, você precisa servir de exemplo.

Nessa lógica um bom líder não precisa necessariamente ser conhecido por sua rigidez ou por ser super metódico. Tampouco o amigão da galera, a ponto de não ser respeitado como o principal decisor.

Logo, um dos requisitos da liderança é o equilíbrio. Outro fator preponderante nesse cargo é a inspiração. Quando o seus liderados vêem em você um porto-seguro, uma fonte de inspiração, uma pessoa que eles mesmo gostariam de ser ou de se espelhar, isso sim é o ponto crucial que torna gestores em grandes líderes.

Essa admiração, a longo prazo se reflete em impulso para que todos ao seu redor busquem melhorar diariamente. O que resulta em valores positivos para a empresa, como práticas e crescimento financeiro.

2. Transmita energia

Certamente você já se deparou com algum colaborador de energia baixa. Sabe quando você entra em uma loja de shopping e a última coisa que a vendedora quer no mundo é lhe atender? Pois então… essa falta de energia que lhe afasta como potencial cliente, também acontece nas relações dentro da sua empresa.

Exercer a liderança de um negócio requer doses extras de positividade e dinamismo. Você precisa ser enérgico, precisa demonstrar interesse pelo que acontece, desejar soluções e mostrar que está trabalhando junto de todos para alcançar grandes resultados.

Um líder motivado contagia positivamente os demais, criando um ambiente solar de confiança e desejo por “fazer dar certo”.

3. Seja um bom ouvinte

Por certo, saber se impor e mostrar a que veio é primordial. Porém, muito além do seu discurso de chefia, a liderança exige muita sabedoria como ouvinte.

Nessa lógica, saber ouvir e entender as pessoas à sua volta lhe garante um valor que é essencial para que o seu papel seja corretamente desempenhado: o valor da empatia.

Aprender a ouvir, de fato, o que a sua equipe tem a dizer lhe garante uma ampliação de ideias e o respeito dos demais, que o verão como um sábio, experiente. Peça feedbacks e valorize as contribuições de todos!

4. Reconheça e recompense um bom trabalho

Você é o líder, certo? Ainda assim, gosta de ser reconhecido por seus feitos, valores e atitudes. O mesmo acontece com cada pessoa da sua empresa.

Por isso, demonstrar reconhecimento pelo trabalho ou pelas ideias de outros membros do grupo é fundamental. Ao valorizar seus colaboradores você constrói um clima organizacional de ânimo, de empolgação porque quem é que não gosta de ser valorizado?

Combinadas, essas 4 técnicas são características que poderão potencializar os projetos do seu negócio, impactando diretamente no engajamento e satisfação de todos.

E então, gostou deste artigo? Quer saber mais sobre dicar de negócios? Siga acompanhando os nossos conteúdos.

Até a próxima!

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