Quer potencializar os seus lucros?

Seja parceiro Venda ERP

Empreendedorismo digital + dicas para converter desafios em oportunidades

Empreendedorismo digital + dicas para converter desafios em oportunidades

Sem mais, o empreendedorismo digital é a iniciativa que busca implantar um negócio em que as ações sejam virtuais: além da operação comercial funcionar pela internet, o produto ou serviço também é entregue em formato digital, como cursos on-line, e-books ou como melhor exemplo, o nosso produto, um Sistema de Gestão Empresarial.

Vantagens do empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital apresenta uma série de vantagens quando comparado ao “empreendimento tradicional” e mostra ser a tendência do mercado de negócios do futuro. Confira algumas das principais vantagens de se investir nesse mercado:

Flexibilidade

Um dos principais diferenciais do empreendedorismo digital é a flexibilidade, praticidade e simplicidade que ele apresenta. Ao empreender online, o dono do negócio pode facilmente conciliar outras atividades à sua rotina e, inclusive, tirar proveito disso, aumentando sua produtividade. Assim, muitos dos empreendedores atuais são jovens que estão na faculdade ou que possuem outras atividades remuneradas. 

Dessa forma, uma estratégia muito utilizada por diversos empreendedores é desenvolver a ideia de negócio gradualmente, enquanto ainda mantém a renda de um trabalho externo. Essa estratégia permite que o negócio seja desenvolvido com paciência, sem quaisquer obstáculos financeiros ou aflições por sucesso imediato. Permitindo, assim, que o dono não sacrifique sua renda atual.

Ademais, se o empreendimento for um e-commerce, por exemplo, as compras podem ocorrer 24h por dia, sem a presença necessária do dono do negócio. Isso representa uma otimização de tempo e esforço exorbitante comparado às vendas em espaços físicos tradicionais.

Não há barreiras geográficas

Um benefício altamente proveitoso de empreender de maneira online é a possibilidade quase ilimitada de atingir mais pessoas. No ambiente virtual, o dono do negócio pode estar em Manaus e ter a possibilidade de alcançar pessoas do resto do Brasil, dos EUA, da Europa e do mundo inteiro. É praticamente impossível para empreendimentos fixos. 

Os vídeos brasileiros publicados na plataforma YouTube, por exemplo, são fortemente assistidos em Portugal e em outros países que falam português. Tendo como exemplo se os vídeos fossem peças de teatro, milhões de indivíduos a menos seriam alcançados pelo conteúdo.

Dicas de empreendedorismo digital

Muitos empreendedores do ramo digital acabam encerrando seus negócios de maneira precoce por uma série de fatores, tais como a falta de um planejamento estratégico. O indivíduo que deseja empreender virtualmente deve seguir uma série de passos – muitas vezes bastante complexos – com os quais ele pode desenvolver seu negócio com mais confiança e segurança. 

Inspire-se nos demais empreendedores

Além de prestar atenção no que seus concorrentes estão fazendo, inspire-se em outros empreendedores digitais de sucesso e troque experiências com eles. Você pode até pedir para eles serem seus mentores. Só atenção: não é para copiar exatamente as mesmas ideias e produtos dos rivais, para não transmitirem a imagem de desonestos ou pouco originais. O objetivo aqui é tirar lições das experiências alheias e saber como você poderia chegar a resultados semelhantes em sua empresa com estratégias e méritos próprios.

Troque suas experiências

Faça webinars e produza vídeos no YouTube, tudo com acesso gratuito, para engajar seu público e expor melhor a qualidade de seu produto. Vale também participar de eventos do seu setor de atuação para ver e ser visto, isto é, conversar com os empreendedores que estejam abertos à troca de experiências. Novamente haverá muitos aprendizados e a expansão de seus horizontes como empresário.

Planeje a jornada do cliente

Um funil de vendas é a simulação de toda a jornada do comprador, desde o momento que ele conhece seu negócio até a finalização de compra. É uma ferramenta importante para perceber onde ele pode desistir da compra, o que ele pode comprar mais, em quais canais ele pode ver e comprar os produtos, como é essa comunicação etc. A ideia aqui é resolver problemas, melhorar a experiência do público e até ampliar a captação de leads (clientes em potencial).

Teste tudo que envolve o negócio 

Peça para seus amigos comprarem, visualizarem ou simularem compras de seus produtos e serviços, e pergunte se tudo ocorreu bem. Teste também os anúncios digitais, todos os canais de atendimento, a qualidade do produto em si. Após os testes, anote os pontos fortes e fracos, e como tudo pode ficar melhor. A cada novo input — um novo produto, um novo anúncio, uma nova página ou post de Facebook etc. — teste tudo novamente.

Cuide bem dos relacionamentos

Falando em atendimento, um empreendedor precisa não só estar atento às necessidades e dores do seu público, mas também de seus fornecedores, empresas e profissionais prestadores de serviço etc. Por isso, invista em bons relacionamentos com todos eles, ouça bastante e tente melhorar com os feedbacks para pavimentar melhor o seu caminho profissional; afinal, gentileza gera gentileza. Com o público, não descuide de todos os seus canais de atendimento divulgados por você (telefone, email, WhatsApp, redes sociais etc.)

Persista, mas seja maleável

O começo de qualquer negócio é sempre difícil, e até pela facilidade de se criar um empreendimento digital, a concorrência é igualmente acirrada. Por isso não deixe de acreditar no seu potencial, caso você tenha seguido todas as dicas acima. Claro, se o retorno estiver muito abaixo do esperado, ou o dinheiro em caixa começar a minguar, talvez valha a pena repensar e recriar o plano de negócios. O importante é estar atento a tudo ao seu redor e não deixar de trabalhar se as oportunidades de crescimento continuarem à vista.

Viu só como um bom planejamento pode ajudar a contornar as desvantagens do empreendedorismo digital? De quebra, você consegue se preparar emocionalmente para a etapa de “decolagem” do seu negócio, sem se render ao estresse.

Antes de ir embora, que tal ler mais alguns artigos que preparamos para você e deixar seu comentário? 

José Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.