eBook: Como prestar um Atendimento de Suporte Fidelizador

eBook: Como prestar um Atendimento de Suporte Fidelizador

Estudos recentes apontam que cada vez mais os clientes que recorrem ao atendimentos de suporte de empresas dos mais variados segmentos está insatisfeita com o serviço prestado. 

Esse público cada vez mais consciente e antenado as demandas de mercado, é exigente e espera ter seu problema ou dúvida resolvida já nos primeiros instantes do atendimento.

Em se tratando do segmento de venda de softwares, o comportamento não é diferente. Nesse sentido, prestar um atendimento de suporte significa auxiliar o cliente em dúvidas ou erros da aplicação, adequação de processos, entre tantos outros.

Para ter sucesso nesta área, é importante desenvolver uma estratégia de prestação de suporte que alinhe todos os atendentes. Essa área é muito importante, pois ajuda a melhorar a satisfação do usuário e sua permanência no sistema.

Assim, neste artigo compartilhamos algumas dicas que irão ajudar sua empresa nesse processo. Além disso, compartilhamos um completo eBook para download GRÁTIS, com dicas e estratégias exclusivas para efetuar um bom suporte e manter seu cliente sempre satisfeito. Confira!

1. Pratique a empatia

Criar afinidades, conexões e pontos de encontro com seu cliente é essencial para prestar um bom atendimento de suporte. Por isso, essa é a primeira dica.

  • Procure avaliar constantemente como você se comunica com os outros;
  • Seja paciente, cordial e profissional em todos os atendimentos;
  • Ouça sempre as necessidades do cliente, para depois oferecer soluções que sejam aplicadas em cada caso;
  • Evite utilizar jargões e termos técnicos, pois muitos clientes não irão entender;
  • Só faça promessas que você pode cumprir;
  • Estude todos os conteúdos que você precisa saber para prestar um bom atendimento.

Se você precisar conhecer mais informações sobre ERP, clique aqui.

2. Construa uma base de conhecimento

Seja um facilitador da jornada do seu cliente. Imagine que ele tem sua própria empresa, suas próprias demandas e caso tenha alguma dúvida, desejará saná-la com rapidez. É nesse ponto que contar com uma base sólida de conhecimento como: blog, central de ajuda ou manual do usuário é fundamental.

Assim, os clientes podem consultar as informações e esclarecer as dúvidas sem precisar do seu atendimento direto, o que lhe dá mais agilidade.

3. Faça uma triagem das solicitações

Quando falamos de suporte e helpdesk, podem surgir as mais diversas dúvidas e solicitações. Tenha uma equipe capacidade para diferenciar quais são os problemas urgentes e que exigem uma alta prioridade, daqueles menos importantes. Essa triagem também será importante para que você resolva as questões simples de forma objetiva. Organização é sinal de praticidade. Lembre-se disso!

4. Foco na solução já no primeiro contato

Conforme o tópico anterior, a objetividade é sinal de preocupação com seu cliente. Afinal, ninguém gosta de perder tempo. Ou seja, assim que o cliente entra em contato com o suporte, o foco deve ser na solução imediata do problema. Com essa cultura você poderá notar um efeito muito positivo no seu fluxo de trabalho e na satisfação do cliente.

5. Mantenha o histórico dos usuários

Quando você mantém um histórico de todos os chamados do usuário, pode consultar as informações e identificar a causa de alguns problemas com base nisso. Também é útil quando os problemas se tornam recorrentes, pois quando o usuário solicitar suporte, qualquer técnico poderá ajudá-lo.

6. Faça suporte por acesso remoto

Através deste tipo de conexão, o atendente pode estabelecer uma conexão segura com o computador do usuário que precisa atendimento, economizando tempo e energia de todos.

7. Agende os próximos contatos

Quando sua equipe precisa reparar um erro, seja por acesso remoto ou presencial, marque uma data e horário para conversar com o cliente. Dessa forma, seu técnico e o cliente estreitam relações e há uma demonstração clara de comprometimento com a resolução do problema.

8. Peça feedback dos clientes

O que seu cliente pensa e diz sobre seu produto e sua empresa é de extrema importância. Por isso, estabeleça formas de ter algum tipo de avaliação por parte do cliente. Com isso, é possível identificar pontos positivos e, claro, pontos a serem melhorados.

Baixe nosso eBook com Dicas de Atendimento ao Cliente:

Em resumo, o setor de suporte é uma área de atendimento essencial em qualquer empresa, sobretudo, as que vendem Sistemas de Gestão. Portanto, esteja atento as demandas dos seus clientes e desenvolva métodos objetivos e organizados para proporcionar-lhes uma experiência ainda mais positiva.

Artigos Relacionados