Como destacar sua marca e ganhar espaço nas redes sociais

Como destacar sua marca e ganhar espaço nas redes sociais

Quem está pensando em ser dono do seu próprio negócio sabe que existem diversos detalhes que precisam ser analisados. Além de oferecer um bom produto ou serviço, a empresa precisa ser vista por seus potenciais clientes para então conquistar um bom espaço no mercado. Para isso, é necessário utilizar diversas estratégias de marketing para chamar a atenção do cliente. Além das propagandas tradicionais, o empreendedor também deve investir em marketing digital. Dentro destas estratégias, invista nas redes sociais para melhorar a visibilidade da sua marca.

As redes sociais são plataformas de comunicação que permitem uma interação simples e direta com o seu público, além de acompanhar os resultados praticamente em tempo real. Além disso, você pode criar muito mais simples e mais eficientes, que irão ajudar a atrair novos clientes e fidelizá-los.

Por isso, preparamos este artigo especialmente para lhe ajudar nos primeiros passos. Você vai acompanhar como introduzir sua marca nas redes sociais, entre diversos outros aspectos que vão interferir nos seus resultados.

Encontre as redes sociais que irá utilizar

Tenha em mente que cada rede social tem um foco diferente, e com isso, atinge um público diferente. Por isso, você deve analisar qual delas possui o perfil da sua marca e como você pode se encaixar nos recursos de cada plataforma. Indicamos que você inicie definindo qual é o seu público-alvo, para então escolher a plataforma que permita criar um bom conteúdo para este publico, garantindo um bom engajamento.

Se você ainda não esta familiarizado com a utilização das redes sociais, escolha apenas uma ou duas plataformas para iniciar a inserção de dados da sua empresa e utilizar estes canais de forma efetiva. Ou seja, escolha a rede social, crie um perfil e inclua todas as informações básicas de sua empresa. Assim, cada perfil que acessar sua página já terá acesso a todos os dados essenciais para entrar em contato com a sua empresa.

Veja algumas informações sobre cada uma das redes sociais, para lhe ajudar a escolher a melhor plataforma:

  • Facebook: a rede social de maior alcance é também a mais popular no mercado empresarial. O Facebook é versátil, permitindo a postagem de textos, fotos, vídeos, links, criação de eventos e lojas online, facilitando a comunicação com os clientes através das reações as postagens, e também por comentários, avaliações da pagina e mensagens privadas. É a melhor opção para quem não sabe por onde começar.
  • Twitter: este microblog é utilizado usado para atualizações rápidas e curtas. É a escolha certa caso a empresa tenha novidades constantes para compartilhar e para manter um diálogo ágil e direto com os consumidores.
  • Instagram: a melhor rede social para as empresas que utilizam dos recursos visuais para chamar a atenção do cliente. Ele permite o compartilhamento apenas de fotos e vídeos, e a utilização de hashtags que permitem compartilhar seu conteúdo com outras pessoas que não são seguidores da sua marca.
  • LinkedIn: essa rede social é voltada exclusivamente ao mundo corporativo, especialmente a contratação de funcionários. Por isso, aproveite esta rede social para divulgar vagas e encontrar potenciais funcionários, além de participar de discussões sobre o seu ramo de atuação.
  • Youtube: esta rede social é exclusiva para o compartilhamento de vídeos, e exigem mais dedicação para a produção do conteúdo. Portanto, ela é indicada para quem tem mais tempo para se dedicar ao conteúdo ou posso contratar produtores visuais para criação dos vídeos.

Mantenha suas redes sociais ativas

Tenha em mente o velho dito “quem não é visto não é lembrado”. Ou seja, não crie um perfil se você não irá alimentá-lo e mantê-lo sempre atualizado. Para evitar problemas com a falta de postagens, sugerimos que você crie um calendário de postagens, pois se você mantém seu perfil sempre atualizado, os visitantes retornam com mais freqüência.

Outra dica é variar os tipos de conteúdos que você irá postar. Além de oferecer seus produtos e divulgar promoções, compartilhe conteúdos que fortaleçam os valores da marca e criem uma aproximação com o seu publico. Se achar necessário você pode contar com a ajuda de um profissional de comunicação, pois manter sua empresa nas redes sociais pode ser trabalhoso e demorado.

Procure criar um relacionamento com cada cliente

Utilize suas redes sociais para manter os clientes informados sobre suas ofertas, criando postagens bonitas e atrativas, que estejam de acordo com a identidade da marca. Além de ser uma forma barata de fazer propaganda, você pode acompanhar quem reagiu a publicação e criar uma interação no caso de algum comentário.

Lembre-se que é muito comum os consumidores utilizarem as redes sociais como serviço de atendimento, tirando dúvidas ou enviando elogios e reclamações. Leia todos os comentários e responda, aproveitando esta oportunidade para fortalecer seus laços com os consumidores. O mesmo vale para as mensagens privadas.

Utilize sempre linguagem profissional e evite erros de português. Mas isso não impede que você escreva mensagens personalizadas conforme cada perfil. Procure utilizar esse diálogo para aproximar o cliente da sua marca, e fazer com que ele se sinta valorizado.

Monitore resultados

Além de criar seu plano de marketing nas redes sociais, você deve acompanhar seus resultados para saber se ele está sendo efetivo. Cada rede social possui suas estatísticas, que vão lhe ajudar a acompanhar os dados importantes sobre suas publicações, seu público e seu crescimento.

Com essas informações você pode descobrir varias informações que podem melhorar seus resultados online ainda mais. Por exemplo, saber qual a melhor hora para postar, qual tipo de conteúdo gera mais interações, qual dispositivo eles mais utilizam para acompanhar seu perfil, entre outros. Com esses dados você pode fazer ajustes para potencializar suas estratégias ainda mais.

Considerações finais

Neste artigo você conseguiu acompanhar algumas dicas básicas sobre como colocar sua empresa nas redes sociais e ganhar visibilidade. Agora está na hora de colocar seu plano de marketing digital em pratica para que ele possa trazer bons resultados.

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