Cross-sell, sorte ou estratégia?

Cross-sell, sorte ou estratégia?

Você conhece a técnica de venda cross-sell? Traduzindo para o português significa Venda Cruzada, que tem como objetivo principal incentivar seus clientes a comprar cada vez mais na sua loja ao adquirir um produto principal.

A venda cruzada age diretamente nos vínculos de uma compra, por exemplo, meias para tênis ou um acessório necessário que não está incluído com o produto, como um cartão de memória para uma câmera digital, uma agregação extremamente necessária para o uso do artigo principal, a câmera! Em lojas online, a venda cruzada é normalmente alcançada exibindo uma seção “Clientes que compraram este item também compraram” ou “Compraram juntos com frequência” em cada página de produto.

O diferencial da venda cruzada é a experiência dos seus clientes, sugerindo produtos que eles teriam comprado de qualquer maneira, mas eles o teriam feito em outro lugar e posteriormente. O objetivo de negócios dessa técnica é aumentar o valor por pedido e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação do cliente, já que eles podem não conhecer os produtos adicionais oferecidos pelo seu negócio.

A venda cruzada melhora as vendas e a lucratividade.

Oferecer um produto relacionado popular ou um acessório necessário no momento certo impacta positivamente suas vendas. Você motiva seus clientes existentes a gastar um pouco mais – e não exige muito esforço de sua parte.

A venda cruzada constrói a fidelidade do cliente.

Oferecer um produto adicional geralmente ajuda seus clientes a resolver um problema – muitas vezes é um problema que eles ainda não conhecem (por exemplo, eles precisam de proteção de tela para aquele novo smartphone caro). E cada vez que isso acontece, fortalece o relacionamento com os clientes.

A venda cruzada ajuda a promover produtos.

A venda cruzada para eles é uma forma muito eficiente de promover seus produtos a um custo muito baixo, mas também incentiva seus clientes a permanecerem com sua marca ou loja online, porque você atendeu a todas as suas demandas e necessidades, comprando em um só lugar.

No meu comercio físico eu posso utilizar a Venda Cruzada?

Com toda certeza! E podemos usar um exemplo muito simples para isso.
Quando bate aquela fome e estamos escolhendo nosso lanche em um fast food e o atendente nos oferece uma batata G por ou refrigerante liberado por uma hora a um pequeno valor a mais? Pois bem, essa é uma ótima estratégia de venda cruzada para um comercio físico, são mínimos os casos no qual a oferta é recusada, pois o estabelecimento entende e supri nossa necessidade no momento, saciar a fome.
E é aí que se encontra o ponto da questão, você precisa entender qual a necessidade do seu cliente ao lhe procurar, o que ele busca no momento e quais artigos são agregados ao produto principal.

Se você ainda não usa a venda cruzada em sua loja, espero que após ler este artigo, comece a usá-la imediatamente!
E caso já use, você tem alguma estratégia adicional para venda cruzada? Como isso funciona para a fidelização de seus clientes? Compartilha com a gente na seção de comentários abaixo!

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