O que é quais as vantagens de trabalhar com Contrato Recorrente?

O que é quais as vantagens de trabalhar com Contrato Recorrente?

Quem trabalha com a venda de Sistemas de Gestão sabe que uma ótima maneira de formalizar suas vendas é através de contratos recorrentes, principalmente com relação à rentabilidade. 

Antes de mais nada é preciso considerar que administrar contratos pode tornar a rotina mais complicada. Já que podem ocorrer inadimplências ou atrasos de pagamentos, cancelamentos, não cumprimento das cláusulas, e muitos outros fatores que atrapalham o gestor. Por isso, buscar maneiras de não perder dinheiro e tornar sua gestão mais eficiente, se tornou parte do dia a dia empresarial.

Diante disso, nós, da equipe Venda ERP, desenvolvemos este artigo especialmente para facilitar essa árdua tarefa. Aqui vamos compartilhar algumas dicas e estratégias que você pode adotar para manter uma boa gestão de contratos e melhorar seu fluxo de caixa com as recorrências. Confira!

O que são contratos recorrentes?

Contratos recorrentes são um modelo de contratação de serviços onde os pagamentos são feitos por períodos pré-determinados e ocorrem de forma automática. Por exemplo: a contratação dos serviços da Netflix.

A gestão de contratos, então, refere-se à uma série de atividades adotadas pela empresa para monitorar todas as obrigações assumidas em um contrato e seu cumprimento. No caso dos contratos recorrentes, essas obrigações se repetem periodicamente, necessitando de um controle realmente efetivo. Por exemplo: contratos trimestrais,

Neste contexto, uma gestão financeira será essencial para controlar os recebimentos recorrentes de cada contrato. Além disso, outros processos internos devem ser adequados para entregar o valor proposto ao cliente e evitar que a empresa perca dinheiro.

Defina e informe os valores dos planos claramente

A primeira coisa que você precisa saber para gerenciar bem seus contratos recorrentes é definir os valores de cada plano e como o cliente poderá pagar. Somente com informações claras e objetivas será possível negociar com seu cliente e criar um vínculo com ele.

Por isso, antes de formalizar a venda, já deixe claro o valor de cada plano e o que ele oferece. Deixe seu cliente analisar e perguntar todas as suas dúvidas, e também ofereça opções para mudança de plano ou cancelamento com a mesma facilidade da contratação.

Também, as condições de cancelamento devem ser informadas com clareza para o cliente. Informe como será o procedimento e o que será cobrado nestes casos. Dificultar a saída do cliente vai fazer sua missão de conquistar novos clientes ainda mais difícil. Portanto, tenha especial atenção com essas situações!

Ofereça diferentes ciclos para contratação e renovação

Outro item a analisar quando for fechar contratos é o tempo. Embora para a empresa seja melhorar que o cliente assine o contrato mais longo possível, essa estratégia pode lhe trazer dor de cabeça no futuro. Por isso, oferecer ciclos menores para contratação e renovação, como trimestres ou semestres, pode ajudar.

Essa estratégia pode ser utilizada principalmente quando você perceber que o cliente está receoso no fechamento do contrato e está dificultando o fechamento do negócio. Esta abertura de negociação fará com que ele se sinta mais à vontade para fechar o negócio.

Gestão financeira dos dados

Utilizar a tecnologia a favor da sua empresa pode ser uma forma de melhorar sua gestão de contratos. Atualmente é possível automatizar a geração das cobranças recorrentes, facilitando para seus clientes o recebimento da cobrança com antecedência e o pagamento até o dia do vencimento.

Essa estratégia ajuda a diminuir a inadimplência, o que é essencial na gestão de contratos. Além disso, você também pode monitorar os motivos de atrasos e cancelamentos quando houver, e definir ações preventivas para evitar esse tipo de situação.

Você também pode automatizar o envio de lembretes e avisos, e disponibilizar meios do cliente realizar o autoatendimento. Esse tipo de atendimento reduz o gasto de energia da sua empresa com cada cliente, proporciona uma experiência satisfatória para o usuário e evite o desgaste no relacionamento entre empresa e cliente.

Na gestão financeira, também é essencial que você defina regras claras para cancelamentos por falta de pagamento. Garantindo que as regras legais de cobrança, notificação e negativação sejam respeitadas, para que ninguém seja prejudicado.

Conte com a tecnologia

Assim como você oferece os benefícios de um sistema de gestão para seus clientes, também deve aproveitar estas vantagens na sua empresa. Utilizando um ERP você vai ganhar mais agilidade na sua gestão de contratos e de suas recorrências, e que irá refletir nos bons resultados da empresa.

Pronto para começar?

Para colocar nossas dicas em prática, você pode vender o seu próprio ERP. Com a proposta do Venda ERP você pode comercializar um sistema pronto com a sua marca e cores. Além disso, pode definir a margem de lucro que quiser, e aumentar os seus ganhos recorrentes. Isso mesmo! Você pode cobrar uma mensalidade fixa além de outros serviços adicionais, como consultoria e implantação. Não perca esta oportunidade!

Em resumo, a gestão de contratos recorrentes interfere nos resultados da empresa. E, claro, na experiência que o seu cliente terá. Por isso, aproveite estas dicas para criar estratégias que melhorem o relacionamento da sua empresa com os clientes e ajudem sua empresa a lucras mais!

Artigos Relacionados