Como vender software para empresas: sucesso em 5 passos

Como vender software para empresas: sucesso em 5 passos

No mundo da tecnologia, as possibilidades são muitas e a concorrência é cada vez mais acirrada. Logo, vender software para empresas não é tarefa para amadores. Vejamos os dados:

Somente no ano de 2018, foram investidos mais de US$ 38 bilhões no Mercado de TI do Brasil. Esse valor representa um crescimento de 4,5%, comparado ao ano anterior. O movimento crescente de investimentos em inovação e soluções tecnológicas é tendência em todo o mundo. E o Brasil não fica para trás.

Famoso por processos lentos e extremamente burocráticos, apresenta um contraponto interessante, o desenvolvimento de ferramentas para descomplicar a rotina. Seja por módulos ou integrando e automatizando as mais diversas atividades, a aquisição de softwares tem sido (cada vez mais) uma necessidade em todo tipo de negócio.

Mas como vender software para empresas? Como funciona o processo de vendas? Qual a melhor estratégia, vender por telefone ou presencialmente? Foi pensando em responder questões como essas que desenvolvemos este artigo.

Nele compartilhamos 5 passos para ter sucesso nesse mercado que não para de crescer.

  1. Planeje suas ações

    Antes de mais nada, para que você não perca tempo, nem dinheiro, faça um plano de negócio. Organize suas ações, estabeleça objetivos claros, identifique quem será a sua persona e quais soluções o seu produto traz ao mercado.
    Ao contrário do que se pensa, tecnologia não se vende sozinha. É preciso método!

  2. Conheça seu produto, entenda o mercado e ouça seu cliente

    Inegavelmente, quem se propõe a vender software a uma empresa deve conhecer seu produto. Caso contrário, estará dando um tiro no próprio pé.

    Por isso, desvende os sistemas com os quais irá trabalhar, de ponta a ponta. Conheça cada funcionalidade, saiba trabalhar os pontos fortes e contornar, eventuais, desvantagens.

    Esteja sempre atento às demandas do mercado. A todo momento há novas empresas surgindo, novos produtos e uma infinidade de possibilidades de crescimento.

    Nunca esqueça que cada cliente é um cliente diferente. E o seu produto também deve ser. Portanto, é fundamental adotar um robusto processo de sondagem nos contatos com seus leads e clientes. Saiba perguntar e, sobretudo, esteja aberto a ouvir as dores da sua persona.

    Dessa forma, você terá uma vantagem enorme na ora de saber o quê e como oferecer para solucionar aquela necessidade.

  3. Pesquise o que os seus concorrentes estão fazendo

    Sabe por que grandes empresas de tecnologia tornaram-se obsoletas? Por não olharem para os lados. Se acaso você deseja obter sucesso ao vender software para empresas, dedique-se a pesquisar o que seus concorrentes fazem. Não só os seus concorrentes diretos, como os líderes do seu segmento.

    Uma vez que você adote essa prática como uma política de venda, terá sempre cartas na manga e boas ideias do que dá certo ou não.

  4. Mantenha um relacionamento próximo com seu público

    Quer seja por curiosidade, que seja por conferir se o seu sistema contempla determinadas demandas, é fundamental permitir que os futuros clientes tenham um período de teste gratuito. Ou seja, dê ao seu público, um gostinho do que é trabalhar com todas as funcionalidades do seu produto. Como resultado, você demonstra que pode sanar as dificuldades da empresa.

    Posto que a venda já tenha sido realizada, coloque-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e treinar a equipe que usará o sistema. Outro fator é a presença na web. Disponibilize materiais, compartilhe conteúdos e sugestões que possam interessar e engajar seu público.

  5. Reveja suas estratégias e tenha métodos de controle

    De fato, nenhuma estratégia é infalível e definitiva. Por isso, sempre acompanhe suas ações e meça os resultados. Dessa forma, é muito mais fácil compreender o que está dando certo e o que precisa ser revisto.

E então, gostou desse conteúdo? Quer mais dicas sobre o assunto? Recomendamos a leitura dos seguintes artigos: Como prospectar novos leads? e O que é e como definir uma persona para o seu negócio?

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