4 Passos para ter Sucesso na Venda de Software

4 Passos para ter Sucesso na Venda de Software

Os softwares de gestão (ERP) são sistemas que melhoram o gerenciamento das empresas, aumentando a produtividade, a rentabilidade e modernizando os processos internos.

Por isso, a venda de software ERP vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Mas mesmo com esse crescimento, essa pode ser uma tarefa difícil, até muito complicada para alguns empreendedores, mesmo aqueles que já tem certa experiência em venda de outros produtos ou serviços. Alguns fatores são preponderantes nesse caso, como os custos envolvidos, a falta de tempo para conhecer a ferramenta, uma certa resistência à tecnologia, entre outros.

Para que você possa superar esses desafios e investir na venda de software, preparamos este artigo. Nele, compartilhamos 4 poderosos passos para que você alcance o sucesso neste mercado que só em 2018 movimentou U$18 bilhões. Fique atento às nossas dicas! 

Passo 1 – Crie um contexto para vender

A venda de softwares, sobretudo em se tratando de B2B, está ligada a um processo de construção que começa antes mesmo de o seu futuro cliente identificar um necessidade. Assim, quando você esta lidando com os gestores das empresas, precisa entender que o ponto mais importante para abordagem são os desafios e a realidade da empresa. Por isso, fala-se tanto em venda consultiva. O seu papel, então é oferecer ao cliente uma ajuda, e mostrar como o software que você tem pode transformar os processos da empresa trazendo mais agilidade e apoiando o gestor na tomada de decisão.

Ao oferecer um ERP, você nunca pode forçar a venda, pois se o cliente perceber que a solução não resolve seus problemas, ele não dará sequência na negociação, ou pode cancelar o contrato nos primeiros meses. Portanto, busque contextualizar a venda, oferecer soluções viáveis e que atendam às necessidades do cliente.

Passo 2 – Entenda a dor dos clientes

Lembre-se sempre que as dores de cada empreendedor são individuais, pois a forma de trabalho de cada segmento é distinta. Tenha isso em mente ao oferecer o seu produto, e monte argumentos convincentes conforme cada caso.

Além disso, procure conversar sempre que a pessoa que irá tomar a decisão da compra, pois a dor dela é a primeira que deve ser resolvida. Seu trabalho deve acontecer de forma inteligente para que os resultados apareçam.

Passo 3 – Ofereça benefícios ao invés de funcionalidades

A comercialização do ERP deve ser focada nas dores do cliente, como vimos na dica anterior. Logo, mostre ao seu cliente os benefícios que ele terá nesse cenário. Considere essas vantagens tanto no curto, quanto no médio prazo.

Falar dos benefícios do produto ao invés das funcionalidades que o sistema oferece, permite que o seu cliente perceba a importância da solução que você está oferecendo. Dessa forma, pode-se agregar valor a sua venda de software, destacando o seu custo-benefício. Nesse sentido, Seu cliente precise compreender que antes do custo que ele terá, estão os muitos benefícios que terá.

Passo 4 – Convença pela qualidade, não pela obrigatoriedade

Não tente convencer seu cliente que ele precisa de um ERP por obrigação, pois ele poderá lhe custar muito caro no curto prazo (com suporte e possíveis cancelamentos). Por isso, ao invés de utilizar esta argumentação, fale sobre as vantagens e a qualidade do produto que você está vendendo.

No caso do ERP online, você pode ressaltar que o sistema vai reduzir custos com papéis, melhorar a comunicação e os processos internos, diminuir os investimentos em infraestrutura e TI, entre outros. Mostrar os ganhos que o cliente terá no caixa por lhe ajudar a efetivar a venda.

Faça parte da Melhor Franquia de ERP Online

Pronto para começar? Vender um sistema de gestão é mais simples do que parece, basta mostrar ao cliente os resultados concretos que ele pode atingir e os objetivos que pode alcançar. Além disso, escolha uma proposta que seja vantajosa para o negócio, como o Venda ERP.

Com o Venda ERP você agrega valor a seus clientes, oferecendo uma solução inteligente em gestão que atende aos mais diversos nichos de mercado. 

Gostou da ideia? Então, experimente agora mesmo!

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