Como montar uma estratégia de prospecção e vendas?

Como montar uma estratégia de prospecção e vendas?

Seja para quem está iniciando um negócio, ou mesmo para quem já empreende, mas quer dar aquele impulso nas vendas, fazer o desenho da sua estratégia, analisar caminhos possíveis, intersecções, possibilidades de nutrir a relação com seu público e fechar negócio, são medidas fundamentais para fazer o projeto da sua empresa engrenar.

Nesse sentido, este artigo traz algumas questões para lhe auxiliar na estruturação do seu processo de prospecção e vendas. E claro, preparamos um fluxograma completo para quem trabalha com revenda de software. Você pode baixar gratuitamente!


Quem você quer prospectar?

A gente não precisa nem avisar que ter uma persona bem definida é o mínimo para quem decide empreender.

Se você tem dúvida sobre como definir quem é a sua persona, recomendamos a leitura do artigo: PERSONA: o que é e como criar uma para o seu negócio.

Quais os seus canais de prospecção?

Como você adquire os leads? Tem campanhas no Google Ads? Trabalha com Pesquisa, Display, Anúncios no YouTube? Tem redes sociais ativas e uma equipe específica para atender às dúvidas levantadas por interessados nas suas redes? Há uma estratégia bem definida para atingir o seu público-alvo?

Identificar essas respostas será decisivo para organizar a entrada no seu fluxo de prospecção. Com isso, será mais simples entender como lidar com esses leads e convertê-los da melhor forma possível!

Como é dividida a sua equipe?

Sem dúvida, a organização da sua equipe, seja ela pequena ou gigante, é elemento decisivo para organizar a sua revenda e formalizar as negociações.

Pense no seguinte exemplo. Imagine que um lead quente, um empreendedor com bom poder aquisitivo e que já tem experiência com Softwares ERP cai no funil de vendas de um vendedor novo, que ainda não está familiarizado com todos os recursos, ou que titubeia na hora de responder uma questão mais complexa.

Esse tipo de caso pode ocorrer se a divisão de atendimentos não for bem alinhada. Via de regra, o ideal é que os vendedores mais iniciantes fiquem com o primeiro contato, com a sondagem para entender quem é esse lead e se está qualificado para ser prospect. No entanto, a apresentação mais aprofundada e a etapa de tirar dúvidas precisa ser feita por vendedores mais fechadores, mais qualificados para concretizar negociações.

Por isso, segmente sua equipe para obter melhores resultados!

Como qualificar os seus leads para transformá-los em prospects?

Ok, o lead caiu no seu pipe (funil de vendas), mas e agora?

Agora é chegado o momento de entender se essa pessoa cumpre os requisitos para ser sua cliente. Para isso, que tal utilizar os conhecimentos que compartilhamos no artigo: 4 Perguntas certeiras para alavancar suas vendas e melhorar seu atendimento

Uma vez aplicada essa análise, será possível empregar esforços em um fechamento mais pessoalizado e fidelizador.

Por que é importante ter um planejamento para os leads perdidos?

Essa questão é muito simples: você precisa ter um planejamento para os leads perdidos, porque se não tiver ESTÁ PERDENDO DINHEIRO!

Sim, perder dinheiro é a maior dor de um empreendedor. Nessa lógica, quando você não dá a devida atenção para leads que você investiu para adquirir, seja em questão de tempo, de equipe trabalhando na prospecção, seja no caso de anúncios patrocinados diretamente.

Por isso, essa é uma questão fundamental. Procure entender os motivos que levaram a esse lead para chegar a você: Se ele não é o perfil do seu público, será que não é o momento de ajustar suas campanhas para evitar perder tempo e dinheiro com esse tipo de público?

Outra questão é, se esse lead é seu público, mas não está maduro nesse momento, vale a pena nutrí-lo até que chegue o melhor momento para fechar negócio. Fique de olho nisso!

Quer saber mais sobre métodos de nutrição de leads? Leio o artigo: Como criar e-mails atrativos e vendedores?

Fluxograma de prospecção e vendas para baixar grátis

Por certo, a gente sabe que cada negócio tem a sua forma de estruturar o processo de venda. Vender não tem uma fórmula mágica. Muito menos, um caminho infalível. No entanto, esperamos que essas dicas possam contribuir para que você construa o seu próprio fluxo de aquisição, qualificação e negociação com seus leads, prospects e clientes.

Sempre pensando na melhor forma de atender às demandas dos nossos parceiros e fomentar o sucesso de suas revendas, compartilhamos aqui, gratuitamente, um Fluxograma de Prospecção e Vendas, desenvolvido pelo time Venda ERP.

Clique na imagem e abra em seu navegador, você pode baixá-la e terá total liberdade para utilizar esse fluxograma para criar suas ações de marketing e comercial.



E então, gostou dessas dicas? Acha que tem algum processo faltando? Conta pra gente como é a prospecção no seu negócio. Nós adoramos conhecer novas estratégias. Esperamos que esse modelo possa lhe auxiliar e garanta boas ideias para a sua revenda de software crescer!

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