Como criar uma Landing Page conversora

Como criar uma Landing Page conversora

Também conhecidas como páginas de destino, a landing page são utilizadas na internet e tem a função de obter dados dos visitantes em troca de alguma recompensa. Provavelmente você já deve ter se deparado com um formulário em uma página da web, onde solicitava seus dados para que você pudesse baixar um documento ou um programa, por exemplo. Então, é sobre isso que se refere essa ferramenta.

Mas você deve estar se perguntando: o que isso pode ajudar no meu negócio? Ahh, pode ajudar muito! Com os dados obtidos, a empresa consegue uma vasta lista de oportunidade de negócios com novos clientes!

Quer aprender mais sobre esse assunto e formas de executar na sua empresa? Basta acompanhar o artigo! Trouxemos todos os detalhes que você precisa saber.

Afinal, o que é landing page?

Como informamos anteriormente, landing page são páginas focadas na conversão dos visitantes em leads.

Mas antes de irmos adiante, vale lembrar o conceito de leads: são contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa. Pode se dizer então que é a definição exata do que se procura através de uma landing page.

Esse processo ocorre da seguinte forma: no site é informado algo que seja do interesse do visitante, mas para que ele tenha acesso a esse recurso, é necessário o preenchimento de alguns campos. Como por exemplo: nome, e-mail, telefone de contato, área de atuação, atividade da empresa e outros dados importantes. Em troca dessas informações, a empresa disponibiliza o recurso que levou ele até essa página.

Existem uma infinidade de recursos que podem ser oferecidos em troca das informações dessas pessoas. Veja alguns:

(infográfico)

Por fim, com a aquisição desses elementos, a equipe comercial poderá entrar em contato com o lead para oferecer os produtos e serviços disponibilizados pela empresa. Claro que com algumas respostas descritas por ele, é possível verificar se será um grande oportunidade ou não, e com isso, podem ser tomadas atitudes de prioridade no contato.

Esses dados são mais importante do que você imagina! Verifique a seguir qual é a importância deles em seu negócio.

A importância da utilização de landing page

Abaixo descrevemos em tópicos os principais recursos que a utilização da landing page oferece nas organizações:

  • Fácil conversão do visitante em leads;
  • Aquisição de leads em grande escala;
  • Diminuição do custo em busca de informações de dados, devido ao fato dos próprios visitantes preencherem os dados solicitados na landing page;
  • Informação de qual é o perfil do cliente;
  • Oportunidade de criação estratégias voltadas a esse público;
  • Possibilidade de implementação do lead scoring (informação de qual cliente é mais propenso a negociação).

Etapas de criação de uma landing page

Aqui vamos descrever as 7 principais etapas que não podem faltar no momento de criar uma landing page. Fique por dentro!

1. Oferta

Nesse momento você pode definir o motivo pelo qual o visitante da página irá fornecer os seus dados. Em outras palavras, é a recompensa que a pessoa terá ao fornecer seus dados. Como no caso, para que seja possível baixar um aplicativo, é necessário o preenchimento de algumas informações. No caso da landing page acima, fica claro que a oferta é o molde da caixa de biscoitos.

2. Título

O título da página precisa ser simples e chamativo, que defina em poucas palavras o objetivo da oferta. Será o que irá chamar a atenção do visitante. Além disso, perceba que na referência acima foi informado como título “Caixinhas para biscoitos”, com fonte colorida e maior do que o restante do texto.

3. CTA (Calls To Action)

As chamadas frases de chamariz, no português, são frases que tem como objetivo fazer com que o leitor ou o usuário tome uma decisão imediata. Há várias frases que podem ser utilizadas nesse sentido, como: “Baixar grátis”, “Acessar o conteúdo”, “Baixar material”, conforme a CTA descrita na página acima. Assim que a pessoa clicar sobre o ícone dessa frase, será realizada a troca dos dados pela oferta.

4. Descrição

Ainda, é possível informar na página uma breve descrição sobre a oferta divulgada. Dessa forma, o visitante saberá de fato qual é o motivo pelo qual ele informará os dados na tela. Por exemplo, na página acima foi informada a seguinte descrição:

“Arquivos prontos para o corte. Use sua imaginação, faça e personalize como desejar”

5. Conteúdos visuais

Aposte também em conteúdos visuais, como imagens, vídeos ou até áudios. Essas ferramentas chamam mais a atenção do leitor, em que não é necessária a leitura do conteúdo. Então, é essencial que seja apresentado de forma didática e de fácil compreensão. De acordo com o modelo utilizado, a imagem de uma caixa de biscoitos remete ao visitante que é isso que ele está a procura e por isso irá realizar o preenchimentos dos dados a seguir.

6. Formulário

Chegou a parte mais importante da página: o formulário. É nesse momento que você deverá solicitar dados importantes e relevantes para o visitante. Lembre-se de não sobrecarregar a página com várias perguntas, solicite apenas o necessário para que obtenha os dados desses leads, que contribuirão para a negociação. Nessa situação, você pode solicitar o nome, e-mail, telefone, se utiliza atualmente algum produto que sua empresa oferece, para que seja possível criar uma estratégica de venda futuramente.

Com base no questionário acima, foi solicitado Nome, E-mail, Qual o mês do aniversário e Quais equipamentos o visitante já possuía. Então, com essas informações, a empresa poderá encaminhar por e-mail ofertas de materiais que o lead ainda não possui, próximo à data do seu aniversário.

7. Thank You Pages

Por último, é importante exibir uma Thank You Pages assim que o visitante preencher o formulário. Isso seria uma página de agradecimento pelo preenchimento, que informa também que os dados foram registrados/concluídos. Feito isso, o visitante terá a recompensa da oferta da página, e você, por sua vez, terá os dados para que seja possível realizar a negociação com essa pessoa.

Onde promover uma landing page

Para que pessoas vejam uma landing page, eles precisam ter acesso à essa página. Por conta disso, é muito importante utilizar meios de comunicação para que cheguem até a pessoa desejada. Para facilitar, listamos alguns meios de comunicação que podem impactar diretamente na divulgação.

E-mail

Com certeza o envio de e-mails é uma das principais formas de arrecadar leads. O uso do E-mail Martketing permite o encaminhamento de conteúdo para seus contatos como forma de relacionamento. Ainda, você pode enviar e-mails para divulgar uma oferta ou novo material desenvolvido em sua organização. E claro, a distribuição de páginas de direcionamento para que possam participar de novos questionários.

Social

As publicações em redes sociais podem ser uma boa forma para arrecadar novos leads, pois possuem pessoas que podem se interessar pela oferta. Portanto, utilize a divulgação em redes sociais para que os usuários possam interagir com comentários, encaminhamentos e claro, respondendo as questões da sua landing page.

Mídia paga

Se deseja impulsionar o seu negócio, aposte em mídias pagas. Você pode utilizar de ferramentas como Google Ads, onde encontrará visitantes qualificados que procuram algum conteúdo específico.

Parceria

Parcerias são excelentes para divulgação de landing page! Com elas ocorre uma dupla visibilidade dos conteúdos e páginas para a arrecadação de novos leads. Dessa forma, ambos terão mais chances de negociações com os mesmos grupos de pessoas interessadas.

Blogs ou sites

Caso sua organização possua um blogs com conteúdos ou site, esses são outros meios para inserir landing page. Nesse local onde há maior alcance de pessoas. Sendo assim, informe pop-ups, banners na lateral ou no final do blog, links de direcionamento, imagens ou até mesmo formulários dentro do corpo do texto. Afinal, é por ali que a maioria das pessoas embarcam na sua estratégia.

Concluindo…

Para finalizar, vimos que as landing pages são ótimas meios para aumentar a geração de leads e a conversão do seu negócio. Portanto, para ter bons resultados com elas, é muito importante que você siga todas as instruções de criação e divulgação dessas páginas.

Então, depois de ter gerado os leads com elas, o próximo passo é transformar essas oportunidades em vendas! Através das informações coletas, você consegue criar um relacionamento com essas pessoas. Portanto, entre em contato com elas para realizar a negociação de seus produtos e serviços.

E então, gostou deste artigo? Esperamos que as dicas compartilhadas aqui possam auxiliar e garantir boas ideias para o desenvolvimentos das landing pages!

Não deixe de acompanhar nosso blog! Recomendamos a leitura do artigo: Prospecção de novos leads

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