Como conquistar mais clientes com uma boa Proposta Comercial

Como conquistar mais clientes com uma boa Proposta Comercial

Por se tratar do primeiro passo para o fechamento de um negócio, a proposta comercial é uma ferramenta vital para qualquer empresa, ainda mais quando se trata da venda de um Software ERP. Pois este é um produto importante para a manutenção do negócio, bem como para o seu crescimento e organização.

Afinal de contas, tão importante quanto ter um produto diferenciado e oferecer um serviço de qualidade é ter uma estratégia de marketing certeira e bom atendimento. Não concorda?

O problema é que muitas empresas se esquecem disso ou simplesmente não sabem como fazê-lo, deixando de fechar com clientes potenciais por não terem uma boa proposta comercial e um atendimento rápido e eficaz.

Quer saber como fazer uma proposta comercial adequada aos negócios B2B e, principalmente, à venda de software?

Então, confira nossas dicas!

Organize-se para dar atenção ao que interessa

Antes de mais nada, para descobrir qual modelo de proposta comercial será mais eficiente para sua empresa, você precisa ter todas as informações do funcionamento do seu negócio em mãos. Com uma lista bem definida de produtos, serviços e seus respectivos valores fica bem mais fácil enxergar a melhor forma de apresentação para seu cliente.

Assim, para agilizar o processo de entrega de propostas, crie uma apresentação padrão que o ajude a automatizar essa etapa. Tendo um modelo de fácil compreensão das informações e que seja de simples edição, seus consultores de vendas terão mais tempo para focar no atendimento às reais necessidades de cada cliente, o que certamente fará toda a diferença no processo como um todo.

Faça da flexibilidade seu maior diferencial

Inegavelmente, cada cliente apresenta uma demanda diferente, não é mesmo? E por mais que seja sempre interessante oferecer soluções completas, nada o impede de apresentar opções mais enxutas de seus serviços para aqueles que possam se assustar com o valor da proposta mais completa ou não acreditar 100% na eficácia de sua estratégia geral, principalmente se for de longo prazo.

Tendo propostas flexíveis para atender a clientes com demandas diferentes, seu time comercial já parte para a ação preparado, podendo, novamente, dar uma atenção diferenciada, mostrando que sua empresa pode atender a todos conforme suas expectativas, aproximando o cliente de seu consultor. Lembre-se de que essa aproximação significa que você está um passo mais próximo de fechar um bom negócio!

Também é muito interessante manter uma política de vendas onde se permita que os consultores tenham liberdade criativa para oferecer ao cliente soluções diferentes, criando propostas ainda mais completas e assertivas.

Seja claro em sua proposta comercial

Primordialmente, ao elaborar uma proposta comercial, não se esqueça de ser o mais claro possível. Descreva todos os serviços e os detalhes de seu desenvolvimento. Para tanto, procure não utilizar jargões. Uma vez que seu cliente pode não entender o que você quis dizer, ficar confuso e até mesmo desistir de levar a negociação adiante.

Consequentemente, a clareza também é muito importante na hora de definir as formas de pagamento e o prazo de entrega dos produtos. Embora a proposta não seja um contrato formal, é imprescindível ter uma apresentação bem escrita. Nela, você deve descrever com clareza a prestação de serviços e como as necessidades do cliente serão atendidas. Além disso, no caso da venda de software, especifique bem os valores de cada módulo, recurso, usuários adicionais, suporte etc. Esse cuidado na elaboração da proposta evita dores de cabeça para as duas partes e faz com que as expectativas fiquem alinhadas. Assim todo mundo sai ganhando!

Também, é interessante deixar extremamente claras todas as possíveis formas de contato com a empresa, principalmente com o consultor que está atendendo o cliente diretamente. Dessa forma, o consumidor não terá nenhum transtorno se precisar discutir um ou outro detalhe da proposta. Melhor evitar estresses!

Modelo de Proposta Comercial para Download

Por fim, além das dicas é hora de colocar em prática esses conhecimentos. Por isso, compartilhamos aqui um completo modelo gratuito de proposta comercial. Baixe agora mesmo e desfrute de mais essa funcionalidade!

Viu como, no fim das contas, fazer uma proposta comercial matadora não é um bicho de sete cabeças? Basta ter organização, criar modelos e testar sua eficácia. Lembre-se de estar sempre atento às melhores práticas para atender às necessidades de seu cliente!

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