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Como atrair mais clientes: 10 Dicas para seu negócio

Como atrair mais clientes: 10 Dicas para seu negócio

Uma etapa essencial da estratégia de qualquer negócio é saber como atrair clientes. Para isso, é preciso se fazer algumas perguntas, como: quem é seu público-alvo? De qual forma você pode alcançá-lo? E, principalmente, como disputar a atenção dessas pessoas diante da concorrência? Não deixe de acompanhar todos os tópicos a seguir para reunir as melhores estratégias e entender como atrair mais clientes para sua empresa. Boa leitura!

1. Identifique o seu público-alvo

Você já sabe quem a sua marca deseja alcançar?

Para descobrir essas informações, você pode falar diretamente com os seus clientes atuais ou com aqueles que mais compram em sua loja. Monte um questionário simples abrangendo essas questões e envie através dos canais que você já utiliza para se comunicar com eles.

Vale destacar que com os dados do seu público-alvo será muito mais fácil se adequar às necessidades e identificar a maneira em que seu produto irá  sanar as dores do seus cliente, fazendo assim com que você se torne a preferência deles. 

2. Elabore uma comunicação consistente

Toda a estratégia de comunicação deve se alinhar à identidade da marca e a uma linguagem que se comunique de forma eficaz com o público. Uma comunicação bem definida e personalizada pode ajudar a empresa a atrair clientes que consigam se identificar com os valores e a solução ofertada. 

Ela deve ser aplicada de maneira uniforme pelos canais da marca: redes sociais, e-mail, atendimento ao cliente, newsletters, blog, etc.

3. Explore o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se trata de um conjunto de estratégias para atrair clientes por meio da promoção de conteúdos relevantes, que podem ser posts no blog da empresa, vídeos publicados no YouTube, podcasts ou materiais ricos, como e-books, checklists e planilhas prontas.

A ideia central por trás dessa tática é solucionar possíveis problemas ou dúvidas do usuário enquanto estabelece uma ligação entre esses conteúdos e sua marca. 

Por exemplo: uma franquia de farmácias deseja atrair novos clientes para sua loja online. Ela pode criar um blog da empresa onde publica artigos relacionados à saúde, como um texto sobre os benefícios da vitamina C. Assim, pode incentivar o leitor interessado pelo assunto a comprar comprimidos de vitamina C em sua loja.

Mesmo que você não trabalhe conteúdos almejando a conversão direta de possíveis clientes, uma vez que um usuário solucionar uma dúvida com a ajuda da sua marca, pode se lembrar dela em uma próxima vez. Assim, aos poucos, ela vai se tornando uma referência em informações sobre o assunto que explora.

4. Construa uma boa base de leads

Ao distribuir conteúdos úteis pela rede, você pode solicitar informações aos usuários interessados como um pré-requisito para acessarem o material. Vale para a assinatura de uma newsletter exclusiva, por exemplo, ou o download de um e-book gratuito.

Essas pessoas que demonstraram interesse e passaram seus dados, como nome e e-mail, são os leads: pontos de contato que podem, futuramente, se tornar clientes. Você deve então nutri-los por meio de estratégias como o e-mail marketing para encaminhá-los ao seu funil de vendas.

Construir uma boa base de leads é muito importante para atrair novos consumidores. Mas, mais do que isso, saber alimentá-los é essencial. Você pode fazer isso com a ajuda de ferramentas de marketing que podem otimizar esse processo.

5. Invista em campanhas promocionais

Segundo o relatório Loyalty Barometer Report 2021, realizado anualmente pela Hello World/Merkle, 58% dos consumidores preferem receber ofertas e presentes em troca de estabelecerem um relacionamento com uma marca.

Investir em campanhas promocionais pode trazer um retorno significativo de novos clientes à empresa, uma vez que benefícios e vantagens como cupons de desconto e outras recompensas digitais incentivam consumidores a comprarem.

Algumas dessas ações podem estar ligadas a datas e eventos sazonais, como a Black Friday e a Cyber Monday. Mapeie quais períodos do ano são importantes para o mercado em que você está inserido e crie campanhas personalizadas.

6. Esteja presente na internet

Uma pesquisa realizada pela Google com consumidores revelou que 82% deles pesquisam na internet antes de decidir comprar em uma loja e 51% disseram já ter descoberto um novo produto ou uma nova marca por meio da busca online.

É por isso que ter uma presença digital já não é mais um diferencial, mas uma obrigação de qualquer empresa que busca se destacar frente à concorrência e alcançar seus objetivos.

Mesmo que não venda seus produtos e serviços no online, você pode atrair novos consumidores por meio de postagens nas redes sociais, por exemplo.

7. Elabore estratégias de marketing viral

Pense em como atrair clientes por meio de ações virais que alcancem o maior número de pessoas possível, de forma totalmente gratuita. A maior vantagem em conseguir criar conteúdos que viralizam é o custo, pois quem divulga o que você quer é o próprio público-alvo.

Para criar conteúdos virais é preciso estar antenado com as tendências, principalmente as oriundas das redes sociais. Procure entender o que o seu público mais gosta de consumir e use a criatividade para, por exemplo, pensar em vídeos ou ações diferentes no seu ponto de venda.

O TikTok, por exemplo, pode dar espaço para estratégias virais com foco no público jovem, como fez a Netflix com a campanha #tudumchallenge, que convidou usuários a dançarem ao som de um funk inspirado no conhecido efeito sonoro de abertura da plataforma (o “tudum”). A hashtag teve mais de 200 milhões de visualizações

8. Trabalhe com marketing de influenciadores

O marketing de influência já se popularizou entre marcas do mundo todo. Por meio do alcance e da autoridade de influenciadores digitais, empresas podem promover seus produtos, serviços e a própria marca pelas redes sociais.

Embora as parcerias com influencers não sejam consideradas canais diretos de conversão, elas podem contribuir para a aquisição de novos clientes por meio da consciência de marca e da promoção de ações publicitárias. 

Um exemplo muito bacana de como elaborar uma estratégia por meio do marketing de influenciadores foi a campanha Conquistadores do next, do banco next. Eles selecionaram quatro criadores digitais cujas histórias se relacionam com o tema da conquista para associá-los aos serviços oferecidos pela companhia a seus clientes.

9. Construa valor para a marca

Se você chegou até aqui, já compreendeu que muitas das táticas sobre como atrair clientes têm a ver com a experiência das pessoas com a sua marca, e não só com as soluções que você oferece.

Isso porque, em um mercado tão competitivo e com tantas empresas disputando a atenção dos consumidores, eles procuram por aquelas que entreguem um diferencial — desde um valor agregado à experiência ao reconhecimento pela compra realizada.

Os programas de vantagens são ações que operam nesse sentido, recompensando clientes com benefícios que os motivem a continuar comprando em uma empresa. Dessa forma, eles a posicionam como uma marca que se preocupa com seus consumidores e está disposta a atribuir bônus em troca da fidelidade deles.

10. Ofereça cashback em recompensas

A psicologia comportamental ajuda a explicar por que táticas de recompensas são tão eficazes na hora de atrair clientes: elas os incentivam a interagir com a marca por reconhecê-la como customer-centric — ou seja, com foco total no cliente —, e se sentem contemplados por ela.

Por isso, fazer com que as pessoas se sintam felizes pelas compras que realizam é muito importante. Nesse contexto, o cashback surge como uma proposta de recompensa que dialoga com esse objetivo.

Ele consiste na devolução, em dinheiro, para o consumidor, de determinada porcentagem sobre a compra realizada. Assim, o cliente sente que parte do valor investido naquele produto ou serviço em questão será retornado a ele.

Gostou das dicas? Comenta aí qual foi a mais interessante e se você usa essas estratégias em seu negócio. Até mais!

José Moura

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