Quer potencializar os seus lucros?

Seja parceiro Venda ERP

Canvas: o que é e quais as vantagens?

Canvas: o que é e quais as vantagens?

Quem nunca pensou em abrir seu próprio negócio? Mas ficou se perguntando se seria uma ideia capaz de se desenvolver. E em seguida, após se perguntar, surgiram diversas dúvidas de como abrir uma empresa.

Nem sempre a qualidade do produto é seu melhor alvo para atrair clientes e manter seu negócio funcionando. É fundamental saber administrar seus negócios, além de oferecer qualidade para seu cliente.

Primeiramente, deve-se ter um plano de negócios, se possível, antes mesmo de abrir sua empresa. Uma ferramenta que poderá te ajudar a realizar esse processo é o Canvas.

Fique de olho neste artigo que vamos te mostrar o que é, e como essa plataforma pode ser um aliado em seus negócios!

O que é o Modelo Canvas?

O Modelo Canvas ou Business Model Canvas foi desenvolvido por Alexander Osterwalder com o intuito de acabar com complicações nas estratégias de projetos tradicionais. Ele foi criado através de um mapa visual de fácil administração, desse modo é dispensável o uso de documentos ou planilhas sem funcionalidade.

Este modelo é ideal para empresas de médio porte e iniciantes, pois é concentrado em pontos específicos para quem é novo e está começando do zero. Este modelo de negócios é dividido em nove partes, cada uma se referindo a um aspecto da sua empresa. Criando o plano de negócios e definindo o que está apresentado em cada uma delas, é possível ter uma visão ampla, sabendo o que pode ser alterado ou melhorado em sua empresa.

Vantagens de utilizar o Modelo Canvas

A principal vantagem do Modelo Canvas é o seu formato visual, sendo possível visualizar todas funções e atividades de um negócio de forma simples sem deixar projetos de sucesso perdidos em relatórios ou pastas. É uma ferramenta que vai agilizar, simplificar e ilustrar todas características do seu negócio.

Ideal para empresas que estão sendo planejadas, pois essa ferramenta irá ajudar de forma bem definida como medir custos e receitas, ajudando a identificar também as melhores parcerias, identificando o público-alvo e criando estratégias de tornar o cliente fiel.

Esse modelo irá ajudar também na visualização de áreas que necessitam de melhorias, reduzindo retrabalhos e contratempos na área operacional.

Conheça as 9 etapas

Veja onde devem ser listadas as informações pertinentes de forma resumida.

  1. Segmento de clientes- o segmento de clientes consiste no público-alvo, podendo ser o que a empresa já atende ou pretende atender.
  2. Proposta de valor- Razão dos clientes escolherem sua empresa, o que ela oferece além do serviço ou produto em si. 
  3. Canais- Nesta etapa é necessário decidir como sua empresa irá se comunicar com os clientes e por onde irá oferecer e vender seus produtos e serviços.
  4. Relacionamento com cliente- Nesta etapa é importante definir qual será a forma de relacionamento com os clientes.
  5. Receitas- As receitas determinam como serão gerados os recursos da empresa.
  6. Recursos Principais- Nesta etapa serão levados em consideração os principais recursos para a empresa funcionar.
  7. Atividade-chave- Refere-se às atividades que sua empresa faz, podendo ser produção de um ou mais produto, e se é oferta de serviço ou venda de produto.
  8. Parcerias- Nesta etapa entram tanto os serviços que devem ser terceirizados quanto fornecedores e demais empresas.
  9. Estrutura de custo- Definir a estrutura de custos é uma etapa fundamental, pois indica quais são os custos existentes.

Como aplicar o Modelo Canvas na sua empresa? 

É importante que haja um grupo de profissionais, tanto gestores quanto colaboradores da empresa. Assim, garantindo que nenhuma das áreas fique de fora do proposto. Desse modo, uma dica é deixar o modelo canvas bem a vista, para que todo o quadro de colaboradores da empresa tenha acesso. Dessa forma, todos poderão acompanhar as transformações que estão ocorrendo no negócio. 

Por fim, com o acompanhamento de todos colaboradores da empresa é possível compreender o trabalho que cada um efetua, causando como benefício melhor desempenho de toda equipe.

Bruna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.