Como calcular o preço de venda certo para seus serviços

Como calcular o preço de venda certo para seus serviços

Definir qual o preço de venda certo para cobrar pelos seus serviços é um passo importante da gestão empresarial. O valor cobrado deve levar em consideração todos os recursos e ferramentas utilizadas, e estar alinhado com o mercado enquanto serve de diferencial competitivo para o seu negócio.

Para calcular corretamente o preço de venda na prestação de serviços, existem diversos processos e detalhes que o empreendedor deve observar. Preparamos este artigo para lhe ajudar com o entendimento destes processos e na definição do melhor preço para os seus serviços.

Conhecendo os custos

O calculo do preço de venda começa pelo levantamento dos custos envolvidos na sua operação. Para fazer isso corretamente, é necessário conhecer os principais tipos de custos de uma empresa. São eles:

  • Custos Fixos: são os gastos que não variam conforme a quantidade de serviços prestados;
  • Custos Variáveis: gastos que variam de forma proporcional aos serviços prestados;
  • Custos Diretos: são os gastos diretamente ligados ao serviço que você esta prestando;
  • Custos Indiretos: também conhecidos por despesas, são gastos que não tem vinculo direto com a prestação de serviço.

Calculando o preço de venda

O preço de venda ideal é aquele que supre todos os custos, e ainda deixa uma parte de lucro. Além disso, ele deve ser competitivo e estar adequado ao seu mercado, para que você possa manter os clientes e conquistar novos.

Para calcular o preço dos serviços com facilidade, preparamos um passo a passo que vai lhe ajudar. Confira:

  1. Calcule o valor da mão de obra utilizada diretamente na prestação de serviço;
  2. Calcule os custos dos materiais e ferramentas que serão utilizados no serviço, por exemplo, seu custo com combustível quando houver deslocamento;
  3. Calcule o custo unitário do serviço, considerando que ele será a soma dos dois itens anteriores;
  4. Faça um levantamento dos custos fixos (aluguel, telefone, etc) e quanto representam sobre a média da receita bruta;
  5. Analise quais são os custos variáveis sobre a venda, como impostos;
  6. Defina a margem de lucro que você deseja trabalhar no seu negócio;
  7. Calcule o preço de venda mínimo e ideal, para ter um bom lucro no seu negócio;
  8. Faça uma pesquisa e veja se o valor que você calculou esta de acordo com o mercado;
  9. Realize ajustes no preço para adequar os valores as expectativas dos clientes;
  10. Revise o preço sempre que preciso, para se enquadrar nas regras do mercado.

Considerações finais

Para calcular um preço de venda que seja vantajoso para a sua empresa e para os clientes, é preciso conhecer seus custos, aplicar a margem de lucro e pesquisar o mercado. Manter um valor competitivo irá te ajudar a conquistar e manter cada vez mais clientes.

Confira também o artigo “Contratos recorrentes: gestão eficiente para lucrar com seu ERPclicando aqui.

Como você calcula o preço dos seus serviços? Teria alguma dica para acrescentar? Compartilhe conosco através dos comentários! 

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