Quer potencializar os seus lucros?

Seja parceiro Venda ERP

BaaS: descubra o que é Banking as a Service e suas vantagens

BaaS: descubra o que é Banking as a Service e suas vantagens

Banking as a Service, ou apenas BaaS, é uma tecnologia que possibilita que qualquer empresa forneça serviços financeiros. Isso independentemente do seu ramo de atuação e sem que precise da intermediação de um banco.

Ou seja, com a tecnologia BaaS, a sua empresa não precisa ter relacionamento com uma instituição bancária para poder usufruir de produtos e serviços financeiros.

O Que Esperar de Uma Plataforma de BaaS?

Sabendo do que se trata essa tecnologia, fica mais fácil saber o que esperar de uma plataforma Baas – Banking as a service.

Além da oferta de produtos e serviços financeiros, essa plataforma permite que a companhia que adota esse serviço possa operar suas próprias transações financeiras e também das transações de pagamento e recebimento de clientes. Com isso, sua empresa tem muito mais eficiência, liberdade e controle das operações financeiras.

A adesão do BaaS no Brasil

Segundo dados obtidos pelo Relatório de Economia Bancária do Banco Central de 2019, 80% do crédito do Brasil é detido pelos grandes bancos. Sendo assim, podemos perceber um cenário muito consolidado do sistema financeiro no país.

Entretanto, progressivamente muitas empresas notaram margens e taxas bancárias extremamente altas e abusivas. Dessa forma, as fintechs surgiram como excelentes alternativas para gestores fugirem dessas problemáticas.

Informações de uma pesquisa do Fintech Report 2021 indicaram que o investimento mundial no primeiro quarto do ano ultrapassou o valor de 13 bilhões de dólares. Em nosso país, apenas nesse período, temos uma quantia de 4 bilhões injetados em startups financeiras.

Um número expressivo das aquisições recentes está relacionado diretamente com instituições que apresentam facilidades tecnológicas para linha de crédito e formas mais dinâmicas de pagamento.

Vantagens do BaaS para as empresas

Mas afinal, quais são os principais benefícios que o BaaS pode trazer para as empresas? Confira abaixo as principais vantagens que o BaaS levará para o seu negócio.

Atração e retenção de clientes

Oferecer facilidades e vantagens nas transações é um fator que pode elevar a relação de cliente e instituição a outro patamar. Afinal, em qual estabelecimento você voltaria a fazer negócio: no que te forneceu diversos benefícios de compras ou na empresa que nunca ofereceu?

Pensando nisso, o primeiro benefício do BaaS é a atração e retenção que poderá ser firmada com o seu consumidor. Através das facilidades oferecidas por essa tecnologia, seus clientes serão fidelizados. Como consequência, as chances de retornarem para novos negócios serão mais altas.

Redução de custos

Uma das grandes vantagens do BaaS é que ele garante redução de custos para a empresa que opta por esse formato. Como os produtos e serviços são adquiridos por módulos, a sua empresa não precisa pagar por soluções que não vai usar simplesmente porque fazem parte de um pacote que não pode ser dividido.

Praticidade

A tecnologia é a chave para a eficiência do BaaS. Através dessa ferramenta, a empresa poderá contar com processos de ponta a ponta otimizados, práticos e simples de compreender.

Como consequência dessa praticidade, os gestores também poderão ter mais segurança nas atividades operacionais, visto que as APIs são programadas para trabalharem sem falhas.

Melhor experiência ao usuário

Todos esses benefícios somados resultam nesse último: uma experiência final do usuário impecável. Oferecer ferramentas que estreitam a relação entre a instituição e seu público pode ser o fator vital para sua empresa se manter relevante.

Portanto, é fundamental que as empresas contem com facilidades financeiras em suas atividades. Nesse cenário, o BaaS mostra-se como uma excelente forma de melhorar a experiência do usuário.

Produtos básicos de uma plataforma de Banking as a Service

Uma plataforma de BaaS geralmente oferece serviços relacionados com contas de pagamento (ou conta digital). E não apenas isso. Essa tecnologia também tem como feature básica no Brasil:

  • Transferência entre contas;
  • Geração de boletos;
  • Pagamento de contas;
  • Pix;
  • Sistemas de Cashback;
  • Integração com soluções de crédito;
BaaS e Open Banking ou Open Finance

O Open Banking ou Open Finance é uma das soluções que o BaaS pode oferecer. Com o BaaS, terceiros usam APIs para acessar a funcionalidade de um sistema bancário para fornecer experiências de serviço financeiro por meio de plataformas online.

Open Banking – ou Open Finance,  dita as regras de como organizações podem acessar, consumir e processar com segurança os dados financeiros do consumidor (se ele quiser, é claro).

Em resumo, tanto Open Banking como o BaaS têm APIs abertas que permitem que soluções sejam ofertadas por terceiros. A diferença é que Open Banking é um esforço sendo coordenado pelo Banco Central e torna a informação mais acessível para um maior número de organizações, seguindo o consentimento dado pelo cliente para as instituições.    

Banking as a Service, ou BaaS, é uma revolução tecnológica e financeira que tem tudo para impactar não só as empresas, como a vida das pessoas. Por isso, conhecer mais sobre o assunto pode ser muito útil no seu dia a dia.

Quer saber mais sobre tecnologia? Continue navegando em nossos artigos e não deixe de compartilhar com seus amigos!

José Moura