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Aumente suas vendas, seja o protagonista do seu lucro.

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Vender um sistema de gestão é desafiador. Nem sempre é fácil de se encontrar uma cartilha que dê todos os passos de como ser um sucesso em conversão graças às particularidades que cada nicho possui e, consequentemente, aumentar as vendas de um ERP. 

Mais ainda: a concorrência é cruel e, para ser verdadeiramente competitivo, é preciso acompanhar tendências e, principalmente, o comportamento do público-alvo. 

Como você pode aperfeiçoar a abordagem atual?

Especialmente para quem é da área de desenvolvimento, treinamentos nas áreas de técnicas de venda, estratégias de venda, metodologias, negociação, comunicação interpessoal, neurolinguística e sobre produto são indispensáveis. Isso não exclui a necessidade de aprimoramento de quem já atua na área, mas esse profissional precisa de mais ajuda com o método de abordagem e negociação.

Por isso, pense em um planejamento de capacitação que envolva encontros periódicos, seja na forma de treinamentos formais, seja no acompanhamento de campo, seja em reuniões de trabalho.

Para concluir, considere que a venda de um ERP é bastante técnica e racional, mas isso não elimina a influência da emoção. A decisão é sempre emotiva, uma reação que sofre influência da lógica aplicada ao processo, mas que não é eliminada. É por causa desse componente que, muitas vezes, você escuta do cliente: “Adorei! É o que eu preciso e você me provou que o preço é justo, mas sinto que preciso pensar melhor”.

Faltou decidir, faltou um impulso de compra, não um argumento. Faltou responder aquela pergunta: o que você busca, qual a sua dor? E, principalmente, faltou ao cliente responder para ele mesmo: desejo o seu sistema ERP.

Quem compra?

A pessoa responsável pela emissão das notas certamente ficará contente com algumas funcionalidades que facilitem o trabalho dela, mas o gestor não vai se preocupar tanto com isso. Ainda assim, muitos vendedores de software focam em demonstrar funcionalidades operacionais ou estratégicas, independentemente de quem está diante dele.

Antes de tudo, saiba quem é o seu cliente e busque detalhes mais pessoais, sobre o que ele gosta de ler, como pesquisar informações sobre gestão, qual o principal problema que tem para resolver e assim por diante. Esse levantamento precisa gerar um personagem baseado em fatos reais, a persona.

No caso da venda de ERP, estamos falando de várias delas, como a que emite notas e a que gerencia a área comercial, mas vale a pena definir suas diferenças para direcionar uma comunicação específica para cada uma delas e, no momento da demonstração, falar sobre o que interessa para cada uma. Nessa apresentação, você precisa, inclusive, de um levantamento prévio que ajude a identificar de modo mais personalizado as dores e desejos do seu interlocutor.

Um sistema de ERP é mais que uma mera ferramenta. É um parceiro que ajuda a entender como solucionar os problemas que o seu público tem. Mas, para que o cliente chegue até à sua empresa, é preciso se atentar e superar todos os obstáculos que o mercado impõe. 

Por isso, você terá neste texto dicas de como alavancar vendas de uma plataforma ERP.
Vender um sistema de gestão é desafiador. Nem sempre é fácil de se encontrar uma cartilha que dê todos os passos de como ser um sucesso em conversão graças às particularidades que cada nicho possui e, consequentemente, aumentar as vendas de um ERP. 

Mais ainda: a concorrência é cruel e, para ser verdadeiramente competitivo, é preciso acompanhar tendências e, principalmente, o comportamento do público-alvo. 

Por isso, muitos se perguntam: como vender mais em ERP em um cenário tão competitivo e desafiador?

Um sistema de ERP é mais que uma mera ferramenta. É um parceiro que ajuda a entender como solucionar os problemas que o seu público tem. Mas, para que o cliente chegue até à sua empresa, é preciso se atentar e superar todos os obstáculos que o mercado impõe. 

Por isso, você terá neste texto 13 dicas de como alavancar vendas de uma plataforma ERP.

1. Encurte o ciclo de vendas

Como é o seu funil de vendas? Ele é simples e faz o seu potencial cliente conhecer a sua gestão, identificar sua dor e saber que é a sua empresa que possui o “remédio” para ele?

Se você conhece esse conceito básico do inboud marketing, pratique-o de maneira simples. Ofereça conteúdos criativos que possam otimizar esse caminho. 

Para isso, é preciso planejamento. Organizar as suas metas e identificar os potenciais leads são as maneiras mais certas de encurtar esse ciclo. E claro: saber o que seu sistema ERP oferece que transformará o modo de operação da empresa.  

Ter essas questões alinhadas é essencial para, então, criar um percurso de encantamento do público mais simples e curto. 

2. Conheça seu cliente

Você acabou de ler que identificar potenciais clientes é parte fundamental de uma venda melhor, certo? Agora, você precisa conhecê-lo! Não entender como o seu público se comporta e pensa pode ser um erro fatal em sua estratégia de marketing. 

Para você que é um empreendedor e quer aumentar vendas de ERP, o seu público é representado pelas empresas para quem você venderá. Por isso, é necessário saber com o que esse elas trabalham e como o seu produto otimiza a rotina de cada uma. 

3. Foque nos benefícios e não nas funcionalidades

Quem quer ter em sua empresa um software de gestão está preocupado em saber se esse produto será mesmo aliado em suas operações. Por isso, para você ter sucesso na hora de vender, foque em quais são os benefícios que ele dará para a empresa. É importante, óbvio, falar quais são as funcionalidades que possui, quais serão as ferramentas que facilitarão a vida de um gestor e, por exemplo, quais integrações existem. 

4. Tenha um atendimento de qualidade

O atendimento é a alma de qualquer negócio. Não adianta muita estratégia de divulgação se, na hora do cara a cara com o cliente, o atendimento não for bom! 

E, para evitar dores de cabeça, é preciso entender o que ele realmente deseja, quais são as suas dores e entender que algumas dúvidas podem surgir. Mesmo assim, não desista e invista em um relacionamento a longo prazo com um potencial lead. 

E se você fechar a venda, não ache que o atendimento acabou ali! Esteja à disposição para eventuais dificuldades e dúvidas. Tenha um time preparado para atender e faça do pós-venda uma ferramenta para ampliar seu mercado, afinal, um cliente satisfeito é um divulgador de sua marca. 

5. Tenha uma cultura solidificada 

A sua empresa precisa ser reconhecida no mercado com uma identidade bem definida. Isso atrai clientes e, consequentemente, aumenta vendas de ERP. 

Se sua marca está começando a operar agora, é o momento ideal para implantar essa cultura e seguir com ela para ser visto no mercado e se diferenciar dos concorrentes.  Agora, se você já tem um tempo de mercado, busque se mostrar com atitudes empresariais que possam te destacar. 

6. Conheça a concorrência

Saber como agem outras empresas do mesmo ramo é fundamental para alavancar as suas vendas.  Não apenas para saber se o preço que você oferece está de acordo com o que eles dão, mas descobrir boas práticas, evitar as más e, principalmente, reconhecer quais são os diferencias que você pode ofertar.

Alcançar resultados extraordinários é possível se você tiver força de vontade e seguir esses princípios que hoje consideramos básicos para todo e qualquer vendedor. Tenha sempre em mente que o produto ou serviço que você oferece é vantagem para o seu cliente e, nessa relação, os dois precisam sair satisfeitos, durante todo o processo da compra.

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José Moura

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