Dicas para atender bem o cliente e fechar mais vendas

Dicas para atender bem o cliente e fechar mais vendas

O atendimento ao cliente é uma atividade vital dentro de qualquer empresa. Cordialidade, conhecimento e empatia são essenciais nas vendas, pois são os vendedores que transmitem ao cliente a credibilidade e os valores da empresa.

Para ajudar no aprimoramento do seu atendimento comercial, preparamos este artigo com algumas dicas especiais de vendas e atendimento ao cliente. São informações simples, mas que podem fazer uma grande diferença para aumentar suas oportunidades de negócios e consequentemente, o numero de vendas finalizadas.

Tudo começa pelo cliente

O seu cliente é a base de qualquer negociação, por isso, é essencial entender quem ele é. Por isso, o primeiro passo do bom atendimento é conhecer a pessoa com que você está negociando, seus objetivos, suas dificuldades, em que mercado ele atua, qual seu processo de decisão de compra e se envolve outras pessoas. Enfim, traçar o perfil do cliente é essencial para começar sua venda com o pé direito.

Sua principal função é solucionar problemas

Na maioria das vezes, quando o cliente sai para as compras é porque tem um problema para resolver. Mostre a ele que você tem a solução!

O que mais chama a atenção do consumidor é o benefício da compra, como ele vai conseguir resolver o seu problema e se beneficiar desta solução. Então utilize uma argumentação que mostre a sua disposição em resolver essa situação, apresentando o produto ou serviço que fará isso pelo cliente.

Destaque os diferenciais

Depois que você mostrar para o cliente como pode resolver o problema que ele tem no momento, busque mostrar todos demais diferenciais que o seu produto/serviço oferece. Para isso, você deve buscar informações alem do preço, e mostrar benefícios que incluem atendimento, entrega, pós-venda, e tudo o que te destaca perante os concorrentes.

Identifique e esclareça as objeções durante as vendas

As objeções do cliente são o problema de muitos vendedores. Diferentes de uma rejeição, quando o cliente faz uma objeção demonstra que tem interesse pela proposta embora ainda tenha ressalvas. Lembre-se que quanto mais observações e perguntas o cliente faz, mais ele se mostra interessado em fechar negócio.

Veja algumas dicas para lidar bem com as opções:

  • Não se mostre em oposição ao cliente, nem tente provar que ele está errado;
  • Nunca o interrompa o cliente quando ele estiver falando. Lembre-se: as perguntas são essenciais para uma boa negociação;
  • Ouça com muita atenção e seja objetivo no momento de falar;
  • Quando o cliente não tem conhecimento no assunto, você deve realizar explicações bem claras e objetivas;
  • Quando o cliente estiver desconfiado sobre a qualidade e eficiência do seu produto, mostre a ele os cases de outros clientes, estudos técnicos, e outros elementos que aumentem a confiança dele;
  • Outro tipo de objeção é o cliente apontar as desvantagens de seu produto em relação à concorrência, onde você deve mostrar de forma concreta outros benefícios que compensam aquela desvantagem.

Mostre-se sempre a disposição do cliente

O cliente pode não fechar negócio no primeiro contato, e não encare isso como um problema. Mostre a ele que você esta disponível para conversar quando for o momento mais conveniente para ele. Quando isso acontecer, retome a negociação com a mesma cordialidade, aumentando a chance de fidelizá-lo.

Pronto para começar?

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Considerações finais

O atendimento ao cliente pode ser um grande desafio, mas conhecendo o mercado, o perfil do seu cliente e os produtos/serviços oferecidos pela empresa, tudo pode ficar mais simples. Por isso, aproveite as dicas deste artigo e lembre-se sempre que o seu dever é ajudar o cliente a solucionar seu problema, e assim você terá mais chance de finalizar as vendas. Para mais dicas comerciais, clique aqui.

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