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Analisando o Cohort de uma empresa SaaS

Cohort é uma segmentação de análise de dados que divide os usuários de um determinado serviço em grupos específicos baseados em alguma variável comum. Geralmente, esses grupos são construídos ao longo do tempo, como assinantes que se inscreveram no produto ou serviço durante um período específico. A análise de dados de cohort fornece informações valiosas sobre como diferentes grupos de usuários estão usando o serviço, bem como como esses grupos estão evoluindo em relação uns aos outros.

Resumidamente, ao analisar o cohort de uma empresa SaaS, existem várias considerações para serem feitas. Primeiro, deve-se obter informações sobre o número total de assinantes e sobre os novos assinantes. Em seguida, deve-se criar um gráfico que relacione o número de assinantes e o número de novos assinantes por período a fim de estudar as tendências de crescimento.

Além disso, é importante entender o comportamento de assinatura a longo prazo, assim como comparar o desempenho da empresa a outros setores. Por fim, é essencial identificar possíveis oportunidades para melhorar o valor da conta de assinatura e descobrir de onde os clientes estão vindo. A análise do cohort ajudará a compreender como as empresas SaaS podem melhorar seu próprio negócio.

Como analisar o Cohort da minha empresa?
  1. Obtenha informações sobre o número total de assinantes e sobre os novos assinantes.
  2. Crie um gráfico que mostre o número total de assinantes e o número de novos assinantes por período.
  3. Estude as tendências de crescimento. Fique atento a padrões como quedas significativas, estagnação e crescimento constante.
  4. Estudo o comportamento de assinatura ao longo do tempo. Compreender os motivos pelo qual alguns clientes se mantém assinantes ao longo do tempo enquanto outros cancelam sua assinatura.
  5. Analisar o comportamento de gastos e de atividade dos clientes para descobrir se eles continuam usando o produto.
  6. Compare os resultados com grupos semelhantes do mesmo setor. Use indicadores-chave de desempenho (KPIs) para que você possa verificar se seu desempenho está acima ou abaixo do esperado.
  7. Determinar onde o produto está sendo adquirido. Se eles estão vindo de ofertas de marketing (como campanhas de email ou publicidade) ou por referências (como recomendações de amigos).
  8. Identifique potenciais oportunidades para melhorar o valor da conta. Estude as oportunidades para oferecer novos produtos ou planos que possam melhorar os resultados da empresa.

Agora que você já sabe como obter esses dados, adote essa rotina em sua empresa e não para de crescer, seja a diferença e conquiste seu espaço no mercado SaaS!

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José Moura