Dicas valiosas para abrir seu próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso

Dicas valiosas para abrir seu próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso

Você já deve ter ouvido falar das diversas pesquisas que demonstram que a maior parte das micro e pequenas empresas fecham nos primeiros anos. Ao ouvir sobre isso, você, que tem o sonho de abrir o próprio negocio e ser empreendedor, fica se perguntando o que precisa fazer para ser uma exceção nessas estatísticas?

Pois esse artigo veio para lhe ajudar! Separamos algumas dicas importantes para quem deseja realizar seu sonho e empreender. E mais importante que isso, sobreviver no mercado. Confira!

Ame o seu negócio

Ser apaixonado pelo que você faz irá tornar toda a sua trajetória mais fácil, prazerosa e bem-sucedida. Crie um bom propósito para a sua empresa, um que você realmente acredite e queira compartilhar com o mundo. Isso também será essencial para que mantenha o foco e a confiança quando as coisas ficarem difíceis.

Monte uma boa equipe

Dificilmente o empreendedor vai conseguir gerenciar todos os processos e tomar decisões sozinho. Por isso, montar uma equipe que tenha a mesma visão de negócio que você é essencial para atingir o sucesso!

Escolha funcionários que também tenham um espírito empreendedor e queiram fazer parte do tipo de negócio que você está montando. Lembre-se que é essencial que você mostre à sua equipe como o negócio vai transformar a vida das pessoas, a marca que vai deixar no mercado e como a sociedade será impactada, para que eles se mantenham motivados e conquistem muitos clientes.

Lembre-se também que ninguém pode saber e fazer tudo sozinho. Por isso, buscar pessoas que tenham mais conhecimento que você em determinados setores ou processos pode ser muito valioso para a empresa. Busque cercar-se de pessoas com habilidades que você não possua, para que o trabalho em equipe seja realmente eficiente e leve seu negócio sempre para frente.

Tenha soluções criativas para os problemas

Os problemas vão aparecer, é inevitável. Mas o que fará a grande diferença é a forma como você vai lidar com eles. Quando os problemas parecem sem solução normalmente significa que você e a equipe estão pensando apenas “dentro da caixa”, e essa não costuma ser a melhor solução. Empreender também significa buscar soluções criativas para os problemas, novos e velhos, e com eles ampliar as possibilidades do seu negócio.

Aprenda com os seus erros, empreendedor

Assim como os problemas, os erros também vão aparecer na sua jornada empreendera. Mas para lidar bem com essas situações tenha em mente que quanto mais rápido você errar, mais rápido você vai aprender.

Para que você possa errar rápido e aprender logo, é preciso testar, experimentar, colocar as ideias em prática e analisar seus resultados, e então corrigir o que precisar. Esse é um ciclo importante, que vai ajudar sua empresa a se manter ativa e competitiva no mercado, sem processos obsoletos e funcionários centrados apenas no ambiente interno.

Qualidade: a palavra de ordem

Todos sabem que o processo de abertura de um negócio nunca é simples. É preciso dedicação, estudo, foco, e a busca constante por funcionários, fornecedores e parceiros que lhe ajudem a entregar um produto de qualidade para o mercado.

Mas às vezes as coisas podem complicar, o caixa pode estar enxuto, muitas dificuldades e mudanças que precisam ser feitas. Nesse momento você sempre deve lembrar que a qualidade que tanto buscou precisa ser preservada, sempre! Continuar oferecendo um produto ou serviço de qualidade, mas diante das adversidades, é essencial para que os clientes continuem comprando e o dinheiro continue entrando no caixa. Economizar em qualidade é sinônimo de mais problemas.

Conte com a tecnologia para ajudar

Utilizar a tecnologia a favor do seu negócio é uma forma de automatizar as atividades administrativas e garantir uma boa produtividade para a equipe. Por isso, adotar um sistema de gestão online irá lhe ajudar em todas as etapas do negócio e irá fornecer dados confiáveis para você, empreendedor, melhorar sua gestão.

E para lucrar ainda mais, você pode vender o seu próprio ERP. Com o Venda ERP você pode comercializar um sistema pronto, como se fosse seu. Você coloca sua marca e cores, não se preocupa com manutenção e infraestrutura, e pode definir a margem de lucro que quiser. Não perca esta oportunidade!

Considerações finais

Se você possui o sonho de ser um empreendedor e ter o seu negócio próprio, corra atrás. Sua dedicação e foco serão essenciais para tornar seus sonhos reais. E as dicas que compartilhamos neste artigo vão lhe ajudar a manter sua empresa competitiva no mercado, e crescendo cada vez mais.

CTA para conhercer o Venda ERP

Artigos Relacionados