A internet da sua empresa está lenta? Saiba como fazer um teste de velocidade

A internet da sua empresa está lenta? Saiba como fazer um teste de velocidade

Sem dúvida, atualmente a internet é uma necessidade para o correto andamento de todo tipo de negócio. Seja para a loja que depende da internet para a máquina de cartão, ou para o escritório com vários colaboradores trabalhando diretamente em sistemas online.

Nesse sentido, quando você enfrenta uma instabilidade, isso se torna um problemão. Pois atrasa as tarefas, dificulta ações simples da rotina administrativa e aborrece seus clientes.

Assim, a realização de testes de velocidade, pode lhe auxiliar a entender se os dados que chegam à sua empresa têm a qualidade e quantidade que você contratou. Caso contrário, é o momento de buscar seus direitos e fazer uma reclamação junto à empresa provedora.

Acompanhe este artigo e veja como é fácil fazer essa verificação!

O que é avaliado no teste de velocidade?

Geralmente, o teste de velocidade retorna informações sobre a velocidade de download, a velocidade de upload e a latência (ping). Essas informações servem para verificar se o seu plano de internet está lhe entregando o que foi contratado e, no caso de quem atua com a revenda de software, identificar se há algum problema com o seu software ou se é mesmo uma questão de conexão.

O que significa a Velocidade de download?

Inicialmente, cabe explicar que a velocidade de download tem o papel de demonstrar com que rapidez você recebe informações de um servidor.

Esse resultado diz respeito à rapidez com que páginas são carregadas, arquivos são baixados e vídeos são carregados para ser exibidos. Desse modo, entender se a sua internet está mais lenta ou se a internet de seus clientes está mais lenta, evita que pensem que há algum problema com o sistema que você vende ou que seu aplicativo tem algum bug ou inconsistência.

O que significa a Velocidade de upload?

Por certo, a métrica de velocidade de Upload indica a rapidez com que o seu dispositivo envia dados para outro dispositivo ou servidor. Na prática, você já vê isso na forma como sobe um vídeo para o YouTube ou como inclui arquivos na nuvem. Sabe aquela postagem nas redes sociais que só fica carregando e não publica nunca? Pois é, é aí que a velocidade de upload se mostra.

O que significa Ping ou Latência?

Por fim, o terceito item nessa análise é a Latência ou Ping (Packet Internet Network Grouper). Esse fator cumpre a função de determinar o tempo de espera para que dois dispositivos sejam conectados à mesma rede. O diferencial dessa métrica é que quanto menor for o ping, melhor é sua conexão.

Com o testar a velocidade da sua internet?

O primeiro passo é verificar se não há muitas pessoas consumindo a capacidade da sua internet ao mesmo tempo. Quanto mais dispositivos conectados, pior será o desempenho. Portanto, verifique quem tem acesso a sua senha de Wi-Fi. Se for preciso, troque a senha de seu Wi-Fi, garantindo que apenas os usuários autorizados estão utilizando. Aplicações como YouTube, Netflix e Spotify são grandes vilões na utilização da sua internet. Por isso, fique de olho!

4 sites ideais para testar a velocidade da sua internet

1. Speedtest

Primeiramente, apresentamos o Speedtest. Este é o site mais utilizado para esse tipo de análise. Basta acessá-lo e o próprio site já identifica o seu provedor de internet, realizando a busca pelos servidores ideais para seu teste.

2. Fast

Este é um canal de verificação fornecido pela própria Netflix. Ele funciona automaticamente. Você acessa a página e a avaliação já aparece na sua tela. Ao clicar em Mais informações, você verifica os resultados detalhados. E o melhor, não há nenhum custo nisso!

3. Minha Conexão

Um dos sites mais confiáveis para realizar essa busca, o Minha conexão é outro canal que pode ser utilizado apenas acessando sua página. Não há nenhum custo para esse serviço. O Minha Conexão identifica os servidores mais próximos da sua localização e já faz a avaliação de velocidade.

4. ConectaJá

Por fim, apresentamos o ConectaJá. Nele, é necessário preencher qual o seu provedor de internet e a velocidade prevista em seu plano. A partir disso, o sistema já faz a busca nos servidores e exibe os resultados reais da qualidade de sua conexão.

3 situações que podem afetar a sua internet

1. Vírus e malware

Sem dúvida, os vírus e os malwares, capturam informações sigilosas e podem gerar uma série de problemas tanto no seu computador como na sua conexão com a internet. Assim, a lentidão não necessariamente está ligada à entrega do seu provedor, mas também é possível que esteja ligada a um aplicativo intruso dentro do seu computador.

Por isso, a forma mais objetiva de solucionar esse problema é manter um bom antivírus sempre atualizado em seu dispositivo. Além disso, tenha cuidado com os sites que acessa e os links em que clica!

2. Modens e roteadores ultrapassados

Nessa lógica, outro fator que pode retardar a velocidade da sua internet é o uso de equipamentos antigos e obsoletos. Por isso, é recomendado que de tempos em tempos você verifique o estados dos equipamentos.

3. Posição do roteador

Para finalizar, especialmente no caso da internet sem fio, a localização do aparelho roteador pode ter grande influência. Assim, cuide para que não haja nenhum objeto, parede ou qualquer outro obstáculo para a propagação do sinal.

Viu como não tem mistério? Agora tome todas essas medidas e a utilização do seu Software de Gestão empresarial será muito mais simples e efetiva. Ganhe agilidade no seu dia a dia!

Artigos Relacionados