7 passos fundamentais para ser um vendedor incrível

7 passos fundamentais para ser um vendedor incrível

Não é de hoje que ser considerado “bom” em alguma coisa não é suficiente. Vivemos uma era de imediatismo e altos padrões de exigências. Ninguém quer, nem pode ser bom. Para destacar-se é necessário ser incrível.

E no que diz respeito a carreira de vendedor, essa postura é ainda mais cobrada. O mercado mudou muito e as relações de consumo, de modo geral, acompanharam essas transformações. E se você está pensando em ingressar na vida de vendedor. Ou se acaso já tem experiência no ramo, mas quer turbinar os conhecimentos, nós preparamos este artigo com 7 passos essenciais para tornar-se um vendedor incrível.

Passo 1 – Crie estratégias

Antes de mais nada, independentemente do seu segmento, esqueça aquele pensamento de que vender é um dom. Feito isso, entenda que as habilidades de persuadir e convencer são fruto de estudo, processos e criação de estratégias.

Inegavelmente, é preciso inteligência para tornar-se um vendedor incrível.

Portanto, nossa primeira dica para destacar-se na concorrida carreira de vendedor é ter processos de venda bem definidos e estruturados. Esta estrutura, por sua vez, não precisa seguir um padrão único, pode ser adaptada aos variados tipos de clientes, ao tamanho do investimento que o comprador deverá fazer na aquisição de seus produto ou serviço. Há uma série de variações possíveis. No entanto, é fundamental que você dedique-se a criar suas próprias estratégias e desenhar um planejamento das ações, funis de vendas e procedimentos que farão parte do seu escopo de atividades.

Em contrapartida, ao não estabelecer processos claros, você irá correr o risco de se atrapalhar na agenda de compromissos, ofertar algo por um preço que não coincide com a sua margem de desconto, passar informações equivocadas e tantos outros erros que podem minar a sua carteira de clientes.

Uma boa dica aqui é que você como vendedor pode escolher algumas soluções tecnológicas como ferramentas para a gestão de tarefas e de tempo. Além disso, um vendedor precisa realmente contar com uma boa ferramenta de gestão de clientes. Se possível, um software que tenha pipeline e funil de vendas.

Passo 2 – Saiba tudo que puder sobre seu produto e sua persona

Se acaso existe uma característica que já mata a venda no primeiro contato é quando o vendedor não conhece seu produto. Como um consumidor terá confiança em adquirir seu produto ou serviço sendo que nem o próprio vendedor o conhece?

Nesse sentido, nossa dica é que você deve fazer um intensivo de estudos sobre o que irá vender. Saiba tudo, conheça características, benefícios, peças, valores, condições. É importante frisar, que não apenas os pontos fortes precisam ser de ser conhecimento. Mas, sobretudo, os pontos fracos do que você está vendendo poderão ajudar na hora de evitar alguma objeção.

Ainda no quesito conhecimento, é primordial para ser um vendedor de sucesso, conhecer quem são os seus clientes. Não exatamente a pessoa em si, mas as características que compõem a sua persona, como costumes, forma de pensar, necessidades, expectativas. Com todos esses pontos bem alinhados, fica muito mais simples estabelecer um diálogo mais fluido e negociações mais assertivas.

Passo 3 – Aprenda a ouvir

Essa é a nossa principal dica em todos os conteúdos de vendas. Vendedor ansioso que só quer falar, apresentar seu conhecimento e o quão maravilhoso é o seu produto, está fadado ao fracasso.

Se há algo que um cliente quer é ser ouvido. Mais que um mero consumidor, é preciso que você saiba que está lidando com uma pessoa. Essa pessoa, por sua vez, tem uma demanda. Ou seja, a necessidade de resolver determinado problema. Geralmente, esse problema é conhecido como “dor do cliente”.

Desse modo, desde o primeiro contato, procure entender o que o seu cliente potencial tem a dizer. Entenda suas necessidades e crie estratégias para alinhar as expectativas dessa pessoa à realidade do seu produto. Se esse alinhamento for construído com empatia e gentileza… será muito mais provável que você feche uma venda.

Passo 4 – Follow-up

Lembra que a gente comentou lá no começo que vender não é dom? Pois então, saiba que se fosse dom, todas as vendas seriam fechadas no primeiro contato. Olhou, conversou, vendeu. Na prática, não é assim que funciona. Existe um processo de vendas, uma alimentação dos leads e contatos que podem ocorrer muitas vezes até que seja fechado o negócio.

Dessa forma, é super importante contar com uma ferramenta de follow-up. Ou seja, um mecanismo que organize os contatos e retornos que você precisa dar para aquecer o lead ou mantê-lo engajado. Essa estratégia é fundamental para evitar que o seu potencial cliente seja abocanhado por um vendedor da concorrência!

Esse tipo de procedimento, se bem abordado pelo vendedor, conduz o cliente até um nível mais maduro no funil, chegando com mais facilidade ao estágio de concretização da venda.

Passo 5 – Especialistas chamam a atenção

Sabe quando você ouve falar que “estudos comprovam” ou que os “especialistas garantem”… Pois é, essa confiança no que pessoas especializadas dizem sobre determinado bem ou serviço é um quesito de destaque para realizar vendas incríveis. Um vendedor diferenciado deve apostar em atendimento especializado. Isso envolve conhecimento, treino, atualização constante e processos bem alinhados. O fato de você entender sobre o que está falando, entender a realidade do mercado (enfrentada por seu cliente) e demonstrar esse conhecimento com fluidez é certeza de sucesso no decorrer da venda.

Passo 6 – O sucesso do cliente é o seu sucesso

E por falar em sucesso… Por mais clichê que esta pista possa soar. O seu sucesso como vendedor está diretamente relacionado ao sucesso dos seus clientes. Quando você acompanha todos os fatores que mencionamos anteriormente e realiza boas vendas, há um passo a seguir. É necessário trabalhar para que aquele cliente tenha uma experiência agradável e produtiva com aquilo que você lhe vendeu. A venda pela venda não gera fidelidade.

A venda pelo sucesso do cliente, por ajudar a sanar uma dor, a resolver um problema é que torna um vendedor bom, em incrível!

Para isso, crie também suas estratégias de pós-venda, de contato e acompanhamento desse cliente, para garantir sua satisfação e, quem sabe, sua boa recomendação. A prova social positiva é a melhor estratégia de venda do mundo!

Passo 7 – Saiba mensurar suas ações

Por fim, faça um acompanhamento de todas as suas ações. Contatos, Leads, Prospects, Investimentos, Custo de Aquisição de Cliente, Tempo de vida do Cliente na sua empresa (LTV), etc.

Será, então, através destes dados que você poderá criar um panorama para delinear seus pontos fortes e pontos onde é preciso melhorar. Assim, as chances de erro e de churn rate cairão drasticamente, potencializando os seus resultados financeiros.

E então, este artigo ajudou você e ter boas ideias para as suas atividades como vendedor? Sim? Se você quiser saber mais sobre dicas de vendas. Recomendamos a leitura do artigo: Inside Sales: o que é e como implementar na sua empresa.

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