5 Estratégias para aumentar o seu Ticket Médio

5 Estratégias para aumentar o seu Ticket Médio

Para quem tem uma Loja de equipamentos de informática ou presta serviços de TI, trabalhar com recorrência não é algo muito comum. Já quem atua no ramo de Consultoria Empresarial ou Contabilidade, contratos com valores mensais são uma prática frequente.

Mas seja em uma área mais comercial ou mais consultiva, aumentar o ticket médio, ou seja, o valor médio que um cliente gasta ou investe na sua empresa é algo bastante importante.

É possível que mesmo depois de anos no mercado, você encontre dificuldades para escalar um patamar financeiro mais interessante. Afinal, quando se oferece sempre os mesmo produtos e serviços, é difícil encontrar formas de inovar e conquistar outros clientes. Por isso, criamos este artigo. Nele, compartilhamos algumas estratégias que podem aumentar o seu ticket médio, podendo transformar o seu fluxo de caixa e potencializar o tamanho da sua carteira de clientes.

Fique atento às nossas dicas!

1. Trabalhe com adicionais

Primeiramente, é fundamental analisar o comportamento e os hábitos de consumo dos seus clientes, ou da sua persona. Munido dessas informações, você poderá traçar estratégias que lhe permitam criar ações de marketing e comercial que impactem o seu público com maior assertividade.

Por exemplo, sabe quando você está no supermercado é próximo ao caixa há um monte de guloseimas, coisas que tem um valor mais baixo e que despertam o seu interesse, justo quando você está na fila para realizar o pagamento? Esse tipo de estratégia é baseada na análise do comportamento de compra das pessoas.

Outro exemplo, bastante comum, desse tipo de prática é utilizado nas lojas virtuais. Quando você está pesquisando um produto, vendo suas características, benefícios e preço. É comum aparecer a seguinte recomendação “as pessoas que pesquisaram pelo produto X, também se interessaram pelos seguintes itens.”

Essa recomendação, não tem nada de acidental. É muito bem elaborada por algoritmos. Mas você não precisa se preocupar em contar com inteligência artificial para trabalhar com adicionais.

Uma vez que você conheça o seu público e as dores desses potenciais clientes, fica fácil entender o que eles precisam e quais recursos, produtos ou “mimos”, poderão tornar sua experiência de compra ainda mais completa. E, o melhor, incentivá-lo a gastar mais!

Por exemplo, se você já trabalha com tecnologia, consultoria ou contabilidade, uma forma de aumentar seu ticket médio pode ser através de revenda de software. No programa de parcerias do Venda ERP, você pode revender um Sistema de Gestão Empresarial, em formato white label, customizando cores e nome do sistema. Podendo revender para a sua carteira de clientes e faturar muito mais, através de ganhos recorrentes.

Conheça!

2. Mantenha-se próximo do seu público

Analogamente, manter-se próximo ao seu público é, sem dúvida, uma das estratégias mais certeiras nos negócios. Essa dica nem deveria ser encarada como uma dica e sim como uma lei de mercado.

Nutrir uma relação com seus atuais clientes, conhecer suas necessidades, suas conquistas e planos é imprescindível para moldar o seu produto ou serviço às demandas do seu público.

Assim, mesmo sem grande investimentos, é possível trabalhar essa relação através de campanhas de e-mail marketing ou automação de e-mails, newsletter e, claro, redes sociais.

Nós mesmos aqui já publicamos alguns conteúdos sobre o uso de redes sociais como estratégia de conquista de novos prospects e forma de manter os seus atuais clientes sempre próximos. Como diz o velho ditado “quem não é visto, não é lembrado.”

Cada vez mais, mostrar ao público como é a organização da sua empresa, a sua rotina e fornecer dicas que complementem a experiência, para além da compra, é um prática de extrema importância para a geração de resultados nas suas vendas.

3. Indicações são fundamentais

Nutrindo uma certa proximidade com seus clientes ao longo do processo de venda, fica muito mais fácil pedir indicações. E indicações são como produtos complementares ou adicionais, elas cumprem a função de elevar o ticket médio de forma fluida e sem grandes custos.

Por isso, sempre vale a pena incentivar seus clientes indicarem. Se você sentir certa resistência, uma estratégia interessante é trabalhar com cupons de descontos, tanto para quem indica, como para quem é indicado.

4. Ofereça teste grátis

Free, grátis, gratuito, sem custo, brinde. Todos esses termos são altamente poderosos nas vendas.

Mas onde você vai lucrar? Quando um cliente faz um teste grátis de um serviço seu, sobretudo se for um software ou aplicativo, o teste grátis cumprirá o papel de uma “degustação”. É uma provinha de tudo o que o seu produto poderá proporcionar à rotina desse novo cliente.

Essa provinha, estimula o desejo e a médio ou curto prazo incentiva a compra. Um trial bem orientado e com o acompanhamento da sua equipe comercial, é uma estratégia matadora para fechar negócio e elevar o seu ticket médio.

E isso não vale só para os novos clientes. Vale também para clientes que você já tem. Até porque é muito comum que a pessoa tenha alguma necessidade e ainda não tenha percebido que precisa de um produto, serviço ou ferramenta para suprir essa demanda.

5. Trabalhe bem as promoções

Aqui no blog nós mesmos já explicamos algumas estratégias para trabalhar com descontos e promoções.

Criar promoções escaláveis, como “pague 2, leve 3” estimula a compra e passa uma ideia de que o cliente está em vantagem. Outra estratégia interessante, nesse caso, são os descontos escaláveis em percentual. Contratando um plano por X meses, você ganha 20%. Contratando um plano por Y meses, você ganha 30% e assim sucessivamente.

Como resistir quando o desconto é incrível? Use essa jogada a seu favor!

E então, gostou deste conteúdo? Quer mais dicas para potencializar os resultados da sua empresa? Recomendamos a leitura do artigo: Como conquistar mais clientes com uma boa proposta comercial.

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