4 perguntas certeiras para alavancar suas vendas e melhorar seu atendimento

4 perguntas certeiras para alavancar suas vendas e melhorar seu atendimento

Muito mais que as respostas, são as perguntas certas que conduzem o movimento de venda e garantem as melhores informações para atender os clientes com qualidade.

Neste artigo compartilhamos algumas perguntas de boas práticas para potencializar suas vendas e conquistar melhores resultados na sua revenda de software!

Fique atento às nossas dicas!

A importância das perguntas no atendimento ao cliente

Antes de mais nada, é fundamental pensar nas perguntas como uma forma de buscar conhecer o cliente e entender qual a necessidade real que ele apresenta. Quando você não pergunta, não sonda, não escuta exatamente a demanda do cliente, como poderá oferecer uma solução?

Nesse sentido, um dos diferenciais que resultam em fidelização e credibilidade à sua software house é fazer com que o cliente sinta que você se importa com o problema dele. Portanto, é importante fazer perguntas qualificadas, entendendo toda a situação, especialmente, em se tratando do atendimento a empresas onde tudo é importante e decisivo no dia a dia do negócio, como relatórios, emissão de notas, lançamentos financeiros.

Por isso, elencamos algumas perguntas importantes para a rotina do seu atendimento de suporte na sua revenda de software, confira!

Pergunta 1:

Se você é um parceiro Venda ERP, saiba que a primeira informação fundamental para realizar um atendimento é identificar o seu cliente. Para isso, comece o contato fazendo a seguinte pergunta:

Qual o seu e-mail administrador do sistema? E se a inconsistência for algo relacionado a um usuário, peça que o seu cliente informe qual o e-mail do referido usuário.

Pergunta 2:

A seguir, para ter mais assertividade nesse atendimento, valide qual o caminho percorrido pelo cliente. Assim você consegue simular se a questão ocorre em sua base. Ou seja, faça perguntas que garantam que você entendeu bem os passos realizados pelo cliente. Desse modo, você realiza o teste e já identifica se houve algum erro humano ou se efetivamente está ocorrendo algum falha no sistema.

Testar é sempre o melhor caminho. Com teste rápidos você já resolve a grande maioria das dificuldades de seu cliente, poupando tempo seu e de sua equipe.

Pergunta 3:

Logo, outra pergunta importante é se o cache está limpo. O procedimento de limpeza do cache de navegação, de todo o período, na máquina do cliente é algo rotineiro que muitas empresas acabam esquecendo de realizar. Assim, muitas vezes você acaba se preocupando e perdendo tempo à toa, quando na verdade bastava limpar os dados de navegação e tentar simular o erro em guia anônima.

Por certo, com esse procedimento feito, fica bem mais fácil prosseguir com um atendimento ágil e de qualidade. O seu cliente fica satisfeito e você ganha com essa satisfação!

Pergunta 4:

Para finalizar esse breve artigo, temos um pergunta bem importante: você acompanha os repasses e licenças com que frequência?

Essa pode parecer uma pergunta boba, mas muitos parceiros que atuam com revendas bastante ativas, acabam por não acompanhar de perto as datas de vencimento de licenças.

Consequentemente, é comum que os clientes que tenham alguma divergência em sua licença tenham dificuldades para acessar o sistema. Nesse caso, o procedimento padrão será verificar, no painel, se a licença do cliente se encontra vigente e marcada como liberada.

Mas se acaso a dificuldade for relacionada a uma usuário adicional, você deverá validar na base do administrador se ele está ativo, observando também se a licença possui o número necessário de usuários adicionais.

Práticas como essas auxiliam o seu dia a dia, evitam desgaste na relação com seus clientes e simplificam o uso do sistema. Adote essas práticas e você verá como isso pode potencializar os seus resultados de suporte e atendimento.

Quer saber mais sobre dicas de suporte? Recomendamos a leitura do artigo: Como prestar um atendimento de suporte fidelizador.

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